A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Diogo e equipa no evento
Os jovens estudantes de Viseu Diogo Lopes e Érica Pereira conquistaram uma medalha de excelência na categoria “Animação e edição de vídeo” no Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu entre os dias 12 e 16 de novembro no Europarque, em Santa Maria da Feira. O evento, organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), reuniu mais de 400 jovens de todo o país para competir em 59 profissões.
Com 25 anos, Diogo destacou-se numa competição que testou as capacidades técnicas e criativas dos participantes. Em entrevista ao Jornal do Centro, o jovem vencedor explica o contexto do concurso e os desafios enfrentados.
“Foi um concurso em grande escala organizado pelo IEFP e outras organizações, mas maioritariamente pelo IEFP. Consiste no campeonato das profissões e, este ano, o nacional foi realizado em Santa Maria da Feira. Eu representei a área de animação e edição de vídeo”, explica Diogo.
Quando questionado sobre a conquista da medalha de excelência, Diogo revela a preparação necessária para o desafio: “Foi algo feito de raiz. Foi-nos apresentado o papel como se fosse uma ficha, e tinha lá tudo o que eram as indicações do que tínhamos para fazer. Também estava dividido entre módulos. O produto final foi um documentário institucional sobre o esteticismo”.
O Campeonato Nacional das Profissões, também conhecido como PortugalSkills, visa demonstrar o nível de competências e o rigor técnico dos jovens participantes, que são avaliados por júris compostos por peritos altamente qualificados. Segundo Diogo, que também é colaborador do Jornal do Centro, o ambiente do concurso foi intenso: “Aquilo é um ambiente muito desafiante, mas enriquecedor ao mesmo tempo. Foi muito sofrimento, muita lágrima, mas compensou a dor e o sofrimento que lá passei”, apesar disso, o jovem está agradecido à parceira Érica Pereira e ao formador Hélio Ferreira.
Esta foi a 46.ª edição do evento, que acontece de dois em dois anos, e que é parte integrante do programa WorldSkills Portugal, promovido para incentivar a excelência na formação profissional e na qualificação de jovens talentos.