Dá um toque pessoal ao teu look com joias minimalistas e relógios…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
E se tudo não passasse de apenas um sonho? Depois desta aventura…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O laboratório Pantest, que tem sede em Oliveira de Frades, e o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa e o Laboratório de Biotecnologia Médica e Industrial (LaBMI) do Instituto Politécnico do Porto assinaram um protocolo de colaboração científica que viabiliza futuros projetos de investigação.
A Pantest tem lançado o primeiro Empresa de Oliveira de Frades lança teste de imunidade à Covid-19 das vacinas contra a Covid-19 a ser vendido em Portugal, além do .
Agora, vai dinamizar um ensaio clínico que visa “uma nova validação dos testes rápidos” da empresa de acordo com as novas normas europeias, alteradas em agosto deste ano.
A companhia refere ainda que a produção de testes rápidos “vem mudar o panorama do país, muito dependente da importação deste tipo de testes e contribuir para o desenvolvimento científico e para a criação de emprego, sobretudo, na região Centro” e defende que a sua certificação “vem também reforçar a qualidade dos testes portugueses”.
“Este é mais um passo importante para o laboratório português na revalidação dos seus testes em Portugal”, refere a empresa de Oliveira de Frades afirmando que já conta “com a certificação do Paul-Ehrlich-Institut”, o instituto alemão responsável pela certificação das vacinas.
A diretora da Pantest, Catarina Almeida, destaca que o teste da empresa para a deteção do coronavírus será “o primeiro teste rápido feito e validado por instituições portuguesas, o que nos deixa muito orgulhosos”. “Este será o primeiro de muitos ensaios clínicos, uma vez que pretendemos testar outros testes rápidos do portefólio da Pantest”, acrescenta.
Os testes da Pantest integram também a “pipeline” do projeto internacional FIND, promovido pela Organização Mundial de Saúde e dedicado a acelerar o desenvolvimento de testes de diagnóstico para doenças relacionadas com a pobreza.