Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
A Escola Secundária de Molelos, que pertence ao Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, recebe esta sexta-feira, 21 de março, um elevador para a Unidade de Multideficiência. O equipamento vai ser entregue à escola sem custos e foi adquirido pela Liga de Amigos da Unidade Cândido de Figueiredo.
O protocolo de doação é assinado às 10h30, na presença do presidente da Liga, Paulo Albernaz, e da diretora do agrupamento, Maria Helena Gonçalves. Segundo Paulo Albernaz, que também é professor na escola, este elevador vai permitir maior autonomia e conforto às jovens com deficiência da unidade.
“Fomos solicitados pela Unidade de Multideficiência para saber se lhes poderíamos ceder um elevador, que é um mecanismo para tirar as jovens com deficiência da cama, ou para as pôr na cadeira de rodas e para lhes fazer a higiene. Na vez de serem as técnicas e funcionárias a fazer isso, passa a ser feito por este elevador, que é um mecanismo elétrico que vamos pôr lá a custo zero”, explica o presidente da Liga ao Jornal do Centro.
A Liga de Amigos tem desenvolvido várias iniciativas através do Banco de Ajudas Técnicas, em que disponibiliza equipamentos específicos para quem mais precisa. “Criámos o Banco de Ajudas Técnicas, que é um conjunto de equipamentos que andamos a colocar de forma gratuita. Temos colocado com frequência camas elétricas com comando em casa de doentes acamados, que não têm possibilidade de ter esse equipamento”, afirma Paulo Albernaz.
O elevador entra em funcionamento já esta sexta-feira e permanece na escola pelo tempo que for necessário. “A escola só tem de garantir que, se houver algum percalço, tem que fazer a manutenção. De resto, não tem mais encargo nenhum”, assegura a Liga.