Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A autora de nacionalidade brasileira Lygia Friche Passos, descendente de um natural de Carregal do Sal, escreveu um livro com histórias de emigração e entregou um exemplar à Câmara Municipal.
A escritora lusodescendente, que vive atualmente na Alemanha, assinou a obra “Louis Olivier Friche, uma história dentro de muitas” e viajou até à terra natal do seu bisavô, na localidade de Fiais da Telha, onde conheceu a casa onde este nasceu e de onde saiu em busca de uma vida melhor nos finais do século XIX.
O livro também resgata histórias de famílias que emigraram para o Brasil. Lygia Passos considera ser importante “trazer essas memórias para as novas gerações, gravar a história e memória e reconhecer as pessoas que fizeram essa história”.
A escritora entregou um exemplar do livro à autarquia de Carregal do Sal, para reforçar o espólio da Biblioteca Municipal. O presidente da Câmara, Paulo Catalino, salientou que a obra é “similar” à de tantas outras pessoas que se viram “forçadas a deixar a sua terra natal, as suas famílias e origens à procura de melhores condições de vida”.
O autarca manifestou ainda a disponibilidade para acolher em Carregal do Sal a apresentação do livro de Lygia Passos.