Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
Mais de 100 carvalhos-alvarinhos foram plantados junto à Zona Industrial Municipal da Adiça, no concelho de Tondela, para assinalar o Dia da Floresta Autóctone.
A iniciativa organizada pela Câmara de Tondela envolveu o Jardim de Infância de Alvim, a Escola Primária de Dardavaz e a empresa Bodum, com o apoio dos Sapadores Florestais de Parada de Gonta e dos Bombeiros Voluntários de Tondela.
A ação teve “um forte impacto educativo, permitindo que os participantes, especialmente os mais jovens, adquirissem conhecimento prático sobre a relevância das árvores autóctones no equilíbrio dos ecossistemas”, frisou a autarquia.
A plantação também pretende ajudar a mitigar os efeitos ambientais associados à área industrial e contribuir para a prevenção de incêndios e a manutenção da limpeza dos terrenos, criando barreiras naturais que “ajudam a proteger a biodiversidade e a reduzir riscos ambientais”.
“A plantação de árvores autóctones, como os carvalhos-alvarinhos, é um passo essencial para a preservação da biodiversidade, o combate à desertificação e a promoção da sustentabilidade ambiental. Além disso, ao envolver as nossas crianças e jovens, estamos a educar para a cidadania ambiental, sensibilizando as próximas gerações para a importância de proteger e cuidar do nosso património natural”, frisou a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.