Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Mais de 150 trabalhadores das lojas do Forum Viseu subscreveram um abaixo-assinado contra a administração do centro comercial por terem sido obrigados a trabalhar no passado Domingo de Páscoa (9 de abril), nas horas normais de funcionamento do shopping. Apelam também a um horário mais reduzido ou mesmo ao encerramento do espaço em vésperas de ocasiões festivas como o Natal.
A petição, subscrita por 156 pessoas, refere que “não faz nenhum sentido manter o Forum aberto num dia de festa familiar, como o dia da Páscoa, e obrigar todos os trabalhadores a cumprir o horário completo de trabalho [das 10h00 às 22h00]”.
Os signatários defendem que o horário do Forum “poderia ter sido reduzido” no Domingo de Páscoa, “tal como fizeram outras grandes superfícies”, fechando as portas nesse dia às 18h00.
“O passado dia 9 de abril de 2023 demonstrou que não se justifica manter o centro comercial aberto no seu horário completo neste feriado, pois a afluência de clientes durante todo o dia demonstrou ser escassa. Consideramos por isso ser injusta esta gestão por parte da administração do Forum, que podia perfeitamente adotar exceções de folga para todos os lojistas e funcionárias nos dias de festa, como a véspera de Natal e a Páscoa”, referem na petição.
Os trabalhadores das lojas afirmam também que manter o Forum aberto aos domingos “já por si só não costuma ser compensador, dado o reduzido número de clientes e de vendas” e que a administração “teima” em manter o shopping aberto até às 22h00 de domingo a quinta-feira e até as 23h00 nas sextas e sábados.
Defendem também o “direito à vida familiar e social, ao descanso e ao lazer, como direitos garantidos na Constituição da República Portuguesa”.
“Assim, exigimos que os dias de festa (véspera de Natal e Páscoa) passem a ser, das duas uma: ou de horário reduzido, ou de encerramento total de todo o comércio, garantindo assim a defesa dos direitos laborais dos trabalhadores desta superfície comercial”, reivindicam.
Em resposta a administração do Forum Viseu garante que está a analisar o abaixo-assinado dos trabalhadores das lojas, “tendo em consideração o interesse de todas as partes, nomeadamente dos clientes, lojistas e dos próprios funcionários de lojas e prestadores de serviços”.
A direção do Forum refere ainda que mantém “uma postura de diálogo aberto com os seus lojistas e com os seus funcionários” e que os assuntos são discutidos “no âmbito das reuniões periódicas” da associação e das assembleias gerais de lojistas do centro comercial.
“Somos a favor do equilíbrio onde deverá, obviamente, ser compreendido que há direitos, mas também há deveres a cumprir. A disponibilização de serviços, alguns até únicos, é um dos deveres que o Forum Viseu se propõe a oferecer a quem recorre ao nosso centro comercial pela sua conveniência que há quase 18 anos serve a região”, acrescenta a administração.