Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Mais de 20 produtores de cavacas vão participar na edição deste ano da Festa dedicada ao doce típico do concelho de Resende. O evento está marcado para o fim de semana de 27 e 28 de abril no Largo da Feira, no centro da vila.
A Festa das Cavacas também vai disponibilizar outros produtos locais como vinhos, licores, compotas e artesanato e traz grupos de música popular para animar a iniciativa organizada pela Câmara.
O programa começa no dia 27, das 15h00 à meia-noite. No dia 28, a festa decorre das 10h00 às 18h00.
Este ano, o programa contempla a Caminhada das Cavacas, que vai percorrer a vila de Resende no primeiro dia do evento. A caminhada tem início às 09h00, com concentração em frente aos Paços do Concelho.
As Cavacas de Resende concorreram em 2019 às “7 Maravilhas Doces de Portugal”, tendo sido eleitas o melhor doce do distrito de Viseu.
A receita das cavacas, que são feitas quase exclusivamente com ovos e açúcar, é secular e tem sido passada de geração em geração, sendo ainda confecionada de acordo com a receita tradicional.
Depois de metidas as gemas, as cavacas são, depois de cozidas, cobertas com uma calda de açúcar em ponto e farinha, o que lhes dá a cor branca por fora e amarela por dentro.