Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
Na aldeia de Água Formosa, em Proença-a-Nova o tempo parecia correr ao…
O Monte de Santa Luzia, em Viseu, voltou a ser um palco…
Cerca de 230 jovens e adultos receberam este fim de semana o sacramento do crisma. Durante dois dias (8 e 9 de junho), o bispo de Viseu, D. António Luciano, administrou o sacramento às mais de duas centenas de fiéis de Viseu e Mangualde. Participaram ainda na cerimónia os respetivos padres das paróquias e outros sacerdotes.
A celebração na Paróquia de Coração de Jesus, em Viseu, decorreu no sábado, com a presença de 90 crismandos, a maioria da própria paróquia, mas também alguns vindos das paróquias de Calde, Pindelo dos Milagres, São Salvador, Viso, Rio de Loba e da Pastoral Universitária.
No domingo, a celebração na Igreja Paroquial de Mangualde foi preparada para acolher os crismandos de todo o concelho. Foram crismados 136 jovens e alguns adultos das Paróquias de Mangualde, Abrunhosa-a-Velha, Alcafache, Chãs de Tavares, Cunha Baixa, Espinho, Fornos de Maceira Dão, Lobelhe do Mato, Mesquitela, Moimenta de Maceira Dão, Quintela de Azurara, Travanca de Tavares e Várzea de Tavares.
A todos os crismandos, D. António Luciano pediu, durante a homilia, para que assumam a sua missão na Igreja. “Sejam o fermento para termos uma Igreja renovada. Quem nos guia é o Espírito Santo. Que Ele vos ilumine, vos fortaleça e que esta experiência de Fé que estamos a viver seja um verdadeiro Pentecostes”, apelou.
O Prelado pediu ainda aos jovens que contribuam para um futuro melhor, com uma participação ativa na sociedade e na vida eclesial. “A Igreja e o mundo precisam muito da vossa juventude com a diversidade de dons, para se renovar e aparecer no mundo como sinal de esperança”, reforçou, apelando a que todos sejam “surfistas do amor, construtores de uma nova humanidade pelo caminho da oração e da esperança, numa Igreja mais viva e participada pelos jovens”.
Nas celebrações, o Bispo felicitou os crismados, pais, padrinhos, catequistas, párocos, paróquias e as assembleias presentes, a quem desejou as maiores felicidades, pedindo-lhes que sejam fiéis ao compromisso assumido, deixando-se conduzir pelo Espírito Santo.