A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
Mais de três centenas de pessoas vão estar em Penalva do Castelo, nos dias 27 e 28 de outubro, no 12.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo.
No evento, que junta produtores, técnicos, fornecedores, consultores, investigadores e comercializadores, os participantes vão discutir temas como o mirtilo no mercado europeu, a utilização de novas tecnologias no contexto agrícola, a gestão da água, o melhoramento de plantas e a organização e concentração da produção.
O encontro realiza-se em dois dias, sendo que o primeiro vai ser preenchido com um ciclo de palestras, debates e expositores. O segundo dia será realizado num centro de seleção e embalamento de fruta, onde decorrerão demonstrações, apresentações técnicas e momentos de networking (criação de contactos).
“O crescimento do número de produtores e da área instalada de mirtilos em Portugal, bem como o perfil dos produtores, jovens qualificados com interesse em trocar experiências, debater ideias e encontrar soluções para as suas explorações, acompanhando as melhores práticas agrícolas, tem permitido atrair para o evento cada vez mais participantes”, sublinha a Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), que promove o encontro.
Este ano, o evento conta com a “maior participação de oradores internacionais”, juntando especialistas dos Estados Unidos da América, Marrocos e Itália, além de vários investigadores, comercializadores e produtores nacionais.
O encontro é organizado pela ANPM e por produtores da região através da NBerry, com o apoio da Câmara de Penalva do Castelo e em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.