Atualmente o custo de uma habitação é muito elevada, assim como uma…
Tilhon é nome maior na música de Viseu. No rap leva viseenses,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Pedro Escada
por
Fábio Santos
Cerca de um terço das exportações de bens em Portugal vem da indústria automóvel e conta com o contributo de Mangualde. Quem o disse foi João Correia Neves, secretário de Estado da Economia, durante o evento “Automotive Project Market”, que decorreu esta semana no concelho.
A iniciativa decorreu quarta-feira (18 de maio), na Biblioteca Municipal, e juntou vários especialistas e entidades ligadas ao setor automóvel com conferências e debates sobre vários temas, incluindo o projeto DRIVES, que visa qualificar mão-de-obra para a indústria automóvel.
No evento, João Correia Neves realçou que o debate sobre as competências “é muito relevante para encontrar formas de acrescentar valor a este espaço de flexibilidade que nos caracteriza, e que nos pode colocar geograficamente no centro do processo de transformação”.
“Este projeto está bem enquadrado com aquilo que são os desafios que temos. É muito interessante, para mim, ver a participação e o fluxo que tem tido, porque é muito estimulante perceber que aqui podemos ter contributos muito decisivos para aquilo que é o processo de redefinição do nosso posicionamento e de construção de uma capacidade competitiva muito forte”, disse.
Já o presidente da Câmara, Marco Almeida, salientou a ligação de Mangualde à indústria automóvel, garantindo que o município quer estar “no epicentro da capacitação profissional e formação especializada para o setor”.
“Temos o cluster como a Stellantis, a Lear Corporation, a Faurecia, a Eberspächer, a Academia e o networking nacional e europeu do projeto Drives. Mangualde tem massa crítica necessária para ser uma referência nacional e internacional enquanto centro de excelência de formação profissional na indústria automóvel”, disse acrescentando que vê com bons olhos o futuro do setor em Mangualde.
Outra das figuras presentes no evento foi José Costa, presidente do Instituto Politécnico de Viseu, que salientou que o instituto Politécnico de Viseu alarga oferta formativa a três novos concelhos.
No evento “Automotive Project Market”, foram debatidos temas como as competências no setor automóvel e os projetos a nível europeu e nacional e apresentadas formações relacionadas com o projeto Drives.