Bispo papa francisco
Reunião Cm Tondela 22 abril 2025 2
urgencias_0
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

21.04.25

Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…

18.04.25

Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…

16.04.25
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
joão azevedo lordosa viseu a24
Home » Notícias » Concelho » Mangualde » Mangualde, doçura e solidariedade na Pastelaria Patronato

Mangualde, doçura e solidariedade na Pastelaria Patronato

Mangualde é uma terra de história, sabores e tradições que perduram no tempo. A riqueza cultural e gastronómica que carrega reflete não apenas a herança do passado, mas também o espírito de comunidade e solidariedade que define a região. Entre os vários tesouros locais, a doçaria conventual ocupa um lugar especial em Mangualde, guardando segredos que atravessam gerações

 Mangualde, doçura e solidariedade na Pastelaria Patronato - Jornal do Centro
23.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Mangualde, doçura e solidariedade na Pastelaria Patronato - Jornal do Centro
23.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mangualde, doçura e solidariedade na Pastelaria Patronato - Jornal do Centro

A origem da Pastelaria Patronato

Na década de 1930, o na altura pároco de Mangualde, o Cônego Manuel Monteiro, deparou-se com uma realidade social que o preocupava. Muitas famílias enfrentavam dificuldades, com órfãos e viúvas resultantes da Primeira Guerra Mundial e da Guerra Civil de Espanha. Sensibilizado com essa situação, procurou soluções juntamente com a comunidade local. Foi assim que Dona Maria Amélia, decidiu começar a procurar receitas para criar um doce que pudesse ajudar essas famílias monetariamente.

O segredo do Pastel de Feijão

Dona Maria Amélia começou a trabalhar numa receita inspirada nos doces conventuais da família para que a produção deste refletisse em prol da comunidade e dos mais necessitados. Embora a receita original continue sem ser conhecida, acredita-se que a base da receita era um pastel de feijão. Durante anos, foi testando e ajustando a receita em quantidades e ingredientes até chegar à versão definitiva. Conhecido atualmente como o pastel de feijão do Patronato, o doce foi colocado à venda ao público, e toda a receita gerada era revertida a favor da paróquia, ajudando na criação de um espaço onde as mães pudessem deixar os filhos enquanto trabalhavam.

O fator social foi o que deu origem à Pastelaria Patronato e é até aos dias de hoje o que a mantém de pé. “Apesar de ser um espaço comercial, tem uma missão especial, que preserva precisamente o que nos foi deixado em testamento: uma receita exclusiva que apenas nós podemos produzir e sempre em função da comunidade”, afirma Helena Ferreira, diretora de serviços da Paróquia de Mangualde.

Uma tradição para durar

A pastelaria Patronato atrai visitantes não só de toda a região, mas também de todo o país. O doce rei da casa é pastel de feijão, juntamente com os caramujos e a empanada de galinha. A produção do pastel de feijão atinge diariamente cerca de 800 unidades. A tradição e o segredo da receita foram deixados no testamento de Dona Maria Amélia, referindo que a produção e venda do pastel só poderiam continuar desde que o fator social fosse mantido. Atualmente, a receita continua em segredo entre poucas pessoas.

Não só de doces vive Mangualde

Para além da tradição gastronómica, Mangualde é uma cidade com um património histórico diferenciado. Um dos pontos principais de interesse da cidade é o Palácio dos Condes de Anadia, uma construção do século XVIII que conserva a elegância e histórias de homens e mulheres da época. A Capela de Nossa Senhora do Castelo outro dos pontos de referência de Mangualde de toda a região. O destino para além da história e tradição tem uma gastronomia rica, e não apenas doçaria. O vinho do Dão, uma das mais antigas regiões vinícolas de Portugal acompanha em excelência complementando o Cozido Beirão à Moda de Mangualde.

A cidade conta com festividades tradicionais durante o ano que atraem visitantes de todo o país. A Feira dos Santos também conhecida Feira das Febras é um evento de grande importância para o município, onde se celebram os pontos fortes como as febras e os torresmos, os enchidos, o queijo Serra da Estrela, o vinho e a doçaria.

pub
 Mangualde, doçura e solidariedade na Pastelaria Patronato - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Mangualde, doçura e solidariedade na Pastelaria Patronato - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar