Sabia que há, pelo menos, 5 boas razões para visitar São Pedro…
O segundo dia da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2025 começou…
O turismo não para e a BTL 2025 também não. Destinos, tendências,…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rui Cardoso
por
Diogo Chiquelho
Milhares de pessoas são esperadas no Entrudo de Quintela de Azurara, no concelho de Mangualde, que arranca este domingo (2 de março) e termina na terça-feira de Carnaval (dia 4). A Fogueira, a Sacada, o Enterro do Entrudo e as papas de milho são as principais atrações das festividades seculares que marcam todos os anos o Carnaval da região.
“Mais uma vez, vamos cumprir esta tradição de vários séculos para vivermos um Entrudo totalmente português, que envolve a nossa a comunidade e que, ano após ano, atrai cada vez mais visitantes”, diz Rui Marques, presidente da Junta de Freguesia de Quintela, a entidade organizadora do Entrudo, citada numa nota da Câmara de Mangualde.
A partir de domingo, os dias vão ser preenchidos com a feirinha de produtos regionais, o baile de máscaras, jogos tradicionais, passeio noturno de BTT, teatro de palhaços e animação de rua, nomeadamente espetáculo de fogo e muita música. Um dos momentos altos acontece na segunda-feira de Carnaval (3 de março) com uma grande fogueira que vai estar a arder até o Entrudo ser queimado, no final da noite de terça-feira.
Ainda na segunda-feira à noite, as papas de milho podem ser degustadas com os cafés da aldeia e o rancho folclórico “Os Azuraras” a servir o prato típico de Quintela de Azurara. “Todos os cafés e o Rancho Folclórico “Os Azuraras” servem à mesma hora, às 22h30, de forma gratuita, papas de milho, doces e salgadas, a todos os moradores e visitantes”, lembra Rui Marques.
Já na madrugada de terça-feira, às 05h00, canta-se a madrugada e bebe-se café na panela de ferro. A partir das 17h15, realiza-se a Sacada.
“O jogo da sacada é uma iniciativa secular, que foi passando de geração em geração. Consta-se que é um ritual de emancipação dos rapazes solteiros, que se mascaram e, com sacas de serapilheira ou linho, desafiavam os homens mais velhos a participar neste jogo”, refere Rui Marques.
A Câmara de Mangualde é parceira da organização do Entrudo de Quintela de Azurara. “É um Carnaval único, muito tradicional, que temos a obrigação de proteger, manter e projetar”, afirma o presidente do município, Marco Almeida.