Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Os municípios de Resende e São João da Pesqueira já reabriram estradas que foram cortadas ao trânsito no passado fim de semana por causa do mau tempo no norte do distrito de Viseu.
Em Resende, a Câmara Municipal anunciou a reabertura da Estrada Municipal (EM) 553-1 entre Anreade e Miomães, no Lugar da Frieira.
A autarquia acrescentou que, por motivos de segurança, continuam encerradas a EM 553 entre Resende e Bigorne, junto ao Campo de Futebol de Felgueiras, a Estrada Municipal de Nogueiró junto ao acesso à Estrada Florestal da Pacheca, o acesso ao lugar do Fundo da Aldeia em Anreade junto ao Pavilhão Municipal e a EM 554 no troço entre a Junta de Freguesia e o Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade, incluindo o acesso para o Lugar do Bairral. Também está cortada a Rua da Ribeira de Matos, na localidade de São Cipriano.
A Câmara de Resende garante que os serviços municipais da Proteção Civil continuam no terreno “a acompanhar de perto a situação, por forma a salvaguardar a segurança rodoviária e pedonal dos munícipes e demais utilizadores”, apelando aos condutores para usarem as vias de acesso alternativas.
Já em São João da Pesqueira, também foi reaberto o troço entre Várzea de Trevões e Cruzamento de Espinho na Estrada Municipal 504-3 após terem sido realizadas intervenções de limpeza. A autarquia local assegura que os automobilistas já podem circular aquela via “em segurança”.
Por outro lado, no município de Armamar, a autarquia encerrou esta manhã de sexta-feira ao trânsito a Estrada Municipal 1101 que liga Santo Adrião à Estrada Nacional 222 na foz do rio Tedo, bem como o caminho rural entre a localidade do Marmelal e a zona de Pay Calvo. Em causa está o perigo de derrocadas e deslizamento de terras.
A EM 1101 estará cortada numa extensão de 750 metros entre a EN 222 e a entrada do hotel Vila Galé Douro Vineyards. Os técnicos da Proteção Civil e do urbanismo do município estiveram na quinta-feira (12 de janeiro) no terreno e determinaram que a utilização das estradas “não garante condições de segurança aos utilizadores”.
Entretanto, em Cinfães, a requalificação da Estrada Nacional 222 , adiantou em declarações à agência Lusa o presidente da Câmara, Armando Mourisco. A estrada ficou com um buraco no asfalto depois do mau tempo do fim de semana.
“A grande preocupação é resolver a situação o mais rápido possível. É uma situação grave, de grande dimensão e a previsão dos técnicos da Infraestruturas de Portugal é de que o investimento rondará um milhão de euros”, disse o autarca, admitindo que a via vai ficar encerrada durante “alguns meses”.