A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As Caldas da Felgueira, em Nelas, recebem no próximo dia 8 de junho às 18h00 o espetáculo “Memórias Líquidas”, da Binaural Nodar. A instalação itinerante revela a história oral e documental das termas locais.
O espetáculo “Memórias Líquidas” dá vida à história das Caldas da Felgueira juntando elementos poéticos, coreográficos, visuais e sonoros. Inclui ainda excertos de recolhas sonoras e audiovisuais realizadas com a comunidade local desde 2019.
As primeiras referências às águas da Felgueira remontam a 1758, nas “Memórias Paroquiais” encomendadas pelo Marquês de Pombal. Descritas como águas quentes e sulfúreas, foram inicialmente utilizadas para tratar males de estômago e curar feridas dos rebanhos em transumância pela Serra da Estrela.
Ao longo dos séculos, as águas das Caldas da Felgueira foram ganhando notoriedade pelas suas propriedades terapêuticas, desde a cura de doenças de pele até à construção dos primeiros equipamentos termais no século XIX.
O espetáculo está integrado no evento “Águas de Junho”, promovido pela Associação de Desenvolvimento do Dão e pela Câmara de Nelas.