Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) promove na próxima quarta-feira (21 de maio) em Castro Daire a terceira edição do evento UP Território – Compromissos pela Sustentabilidade, que inclui uma mesa redonda e visitas a empresas locais.
Durante a manhã, membros do IPV visitam três empresas sediadas em Castro Daire: Carpintaria Almeida e Lourenço, EF Factory e Maroufi – Sociedade de Granitos e Mármores. Já à tarde, terá lugar no auditório do Centro Municipal de Cultura a mesa redonda “Educação e Formação: Cursos e Percursos”.
O debate contará com a presença dos presidentes do IPV (José Costa) e da Câmara de Castro Daire (Paulo Almeida), do secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões (Nuno Martinho), do diretor do Agrupamento de Escolas de Castro Daire (António Luís Ferreira) e do coordenador do Polo de Castro Daire da Escola Profissional Mariana Seixas.
A iniciativa quer reunir entidades para pensar nas questões da educação, formação, valorização, sustentabilidade e competitividade do território. Segundo o IPV, o ciclo de eventos UP Território quer proporcionar “um espaço para apresentação de projetos, casos de sucesso, boas práticas e ideias inovadoras relacionadas com a sustentabilidade, digitalização, economia circular, os recursos endógenos do território”.
A iniciativa também pretende “refletir e discutir as fragilidades e os desafios futuros, envolvendo a rede de agentes locais, tendo em vista pensar em conjunto o desenvolvimento de um território mais forte, inovador e atrativo”, acrescenta o Politécnico de Viseu.
As inscrições para participar na mesa redonda são abertas. O UP Território é organizado no âmbito do projeto INOVC+, que tem como missão promover a inovação e a transferência de conhecimento e tecnologia na região Centro. As duas primeiras edições decorreram no campus do Politécnico de Viseu.
A iniciativa é organizada em conjunto com a Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e a Câmara de Castro Daire.