Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
O primeiro-tenente António Ramos Carvalho, natural de Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, lançou recentemente o livro “As informações na Segurança do Ciberespaço – Uma abordagem holística à segurança neste domínio”.
O oficial da Marinha escreveu a obra, que resulta da investigação realizada enquanto frequentava o mestrado em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço no Instituto Superior Técnico, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Escola Naval.
O livro, que tem um prefácio de Hélder Fialho de Jesus, aborda temas como o ciberespaço e a sua segurança, as informações, o conhecimento situacional e a partilha de informação e de informações.
“Neste ambiente de profunda volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, as informações, enquanto fonte de conhecimento das ameaças existentes no ciberespaço e da orquestração e condução de ataques, podem contribuir, significativamente, para a antecipação, prevenção e mitigação de ciberataques”, enaltece o autor.
António Carvalho, de 36 anos, é atualmente o chefe da Secção de Comunicações do Comando Naval.