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O presidente da Câmara de Mangualde, Elísio Oliveira, aplaude a modernização do Troço Mangualde – Celorico da Linha da Beira Alta tem modernização garantida, cuja obra já foi consignada ao empreiteiro.
Ainda assim, o autarca diz que a intervenção já vem tarde. A remodelação será realizada no âmbito do projeto Ferrovia 2020, com um investimento previsto de cerca de 69 milhões de euros.
“Com esta intervenção, o nosso território torna-se mais atrativo e competitivo. Só peca por tardia”, diz Elísio Oliveira, lembrando que já foram feitas promessas de que a obra ia ficar concluída em 2019. No entanto, o presidente da Câmara não deixa de reconhecer a importância da empreitada.
“Mas, sabendo que os projetos e as contratações públicas são o que são, o importante para realçar é que vai começar. É uma obra para o futuro e temos de poder beneficiar desta intervenção que é muito importante e torna Mangualde numa localidade estrategicamente competitiva e este será um reforço nesse sentido”, afirma.
O troço entre Mangualde e Celorico da Beira vai ser requalificado numa extensão de 34 quilómetros. Elísio Oliveira diz que estes trabalhos vão reforçar a vertente de transporte de mercadoria dos comboios da Linha da Beira Alta.
“Este troço faz parte de um conjunto de cinco troços que vão transformar toda a Linha da Beira Alta de forma a permitir que os comboios, que estão atualmente limitados a cerca de 450 metros de comprimento, passarem a 750 metros. Ao tornarem-se maiores e mais espessos, reforça o papel logístico baixando o custo das empresas e do transporte de mercadorias”, acrescenta o presidente da Câmara.
Ao todo, a Infraestruturas de Portugal conta com cinco empreitadas com o objetivo de modernizar a Linha da Beira Alta num investimento já superior a 380 milhões de euros. Entre os 185 quilómetros de modernização encontram-se os troços Pampilhosa – Santa Comba Dão, Santa Comba Dão – Mangualde, Mangualde – Celorico da Beira, Celorico da Beira – Guarda e Cerdeira – Vilar Formoso.