A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
José Carreira
A Câmara de Carregal do Sal anunciou a descoberta de um monumento funerário com cerca de três mil anos próximo da Orca dos Fiais da Telha, na freguesia de Oliveira do Conde.
A construção tumular “caracteriza-se essencialmente pela existência de uma pequena elevação artificial no terreno, de poucos decímetros de altura, constituída por uma presença significativa de blocos graníticos que, formam uma espécie de couraça pétrea com cerca de 6 metros de diâmetro” e onde seriam depositadas cinzas ou vestígios osteológicos resultantes da prática incineratória, revela a autarquia em comunicado.
Com esta recente descoberta, passam a ser três as estruturas funerárias pré-históricas desta tipologia localizados no concelho de Carregal do Sal, a par do Dólmen de Troviscos 2 e da Orquinha da Víbora.
Os monumentos representam “testemunhos inequívocos das práticas funerárias dos finais da Idade do Bronze na Beira Alta, atendendo à tradição arquitetónica e morfologia de outros monumentos funerários semelhantes que existem em abundância por toda esta vasta região”, realça a Câmara.
“A existirem restos mortais nestes monumentos, estes poderiam ser depositados num vaso cerâmico, numa cista (espécie de caixa composta por quatro lajes de pedra tapadas por uma quinta laje), ou numa fossa escavada no solo ou rocha base”, acrescenta.
Esta descoberta é também um “importante acréscimo” para o enriquecimento e compreensão da Necrópole Megalítica Fiais/Ameal.