WhatsApp Image 2025-07-15 at 205734
vencedor concurso vinhos dão 2025
default
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
autárquicas 25
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Concelho » P. Castelo » Mundial começa este domingo. Treinador do Penalva do Castelo dá a tática para Portugal

Mundial começa este domingo. Treinador do Penalva do Castelo dá a tática para Portugal

 Mundial começa este domingo. Treinador do Penalva do Castelo dá a tática para Portugal - Jornal do Centro
19.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Mundial começa este domingo. Treinador do Penalva do Castelo dá a tática para Portugal - Jornal do Centro
19.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mundial começa este domingo. Treinador do Penalva do Castelo dá a tática para Portugal - Jornal do Centro

O Mundial do Qatar começa já este domingo. A Al Rihla, a bola oficial do torneio, começa a rolar quando forem quatro da tarde em Portugal continental. O primeiro jogo vai opor o Qatar, país anfitrião, ao Equador.
32 seleções vão lutar pelo 22º troféu da maior prova de seleções a nível mundial. Portugal entra em campo na primeira jornada do grupo H. Jogo com o Gana marcado para quinta-feira, dia 24 de novembro, às quatro da tarde de Portugal continental.

E para este jogo, Simão Marques, treinador do Penalva do Castelo não prevê a titularidade do conterrâneo António Silva. “Conhecendo o Fernando Santos, acho que vai manter os que lhe têm dado mais garantias. O António foi porque o selecionador sentiu que ele está preparado para se tiver de jogar, dar uma boa resposta”, assinala.

Neste ponto Simão Marques e o selecionador português estão de acordo: ainda é cedo para António Silva entrar no onze inicial. “Estamos a falar de um miúdo, para a posição dele temos gente com bastante experiência e qualidade. Provavelmente não iria pôr. Agora não teria receio nenhum de o colocar porque tem qualidade. Começaria no banco e logo se via”, vinca. “Se fosse um conto de fadas, o António jogava e para ele seria uma maravilha e para nós, como conterrâneos dele, também. Agora, olhando para as coisas de forma muito séria, temos jogadores com outra experiência que, num momento decisivo, partirão à frente dele”, frisa Simão Marques.

Apesar de a titularidade não estar em cima da mesa, o treinador do Penalva do Castelo vê António Silva levar para o grupo de trabalho “irreverência e qualidade de quem tem 19 anos”. “Ele quer mostrar que está pronto e é um jogador que vem sem alguns vícios e isso é sempre bom”, elogia.

O técnico penalvense defende que “Portugal tem uma equipa com qualidade individual e coletiva mais do que suficiente para fazer um bom percurso”. Tudo irá depender, entende Simão Marques, “da forma como enquanto grupo e equipa se organizam”.

Simão Marques vê o primeiro jogo contra o Gana como “fundamental”. E para esse primeiro jogo, o treinador do Penalva avança o seu onze titular. “Diogo Costa na baliza, Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes, William Carvalho, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Otávio, Rafael Leão e eu acredito que jogará o Ronaldo. Se eu o punha no banco, de acordo com o momento de forma dele, provavelmente sim. Agora sei que jogará e, portanto, jogaria na frente com ele”, afirma.

A propósito de qualidade individual, o treinador do Penalva do Castelo, reconhece-a no plantel português, só que, diz, nem sempre vê um bom futebol jogado por Portugal. “Também sou treinador e cada um com a sua, mas, com a qualidade individual que existe, a proposta de jogo deveria ser muito mais ofensiva e dinâmica e não tão na expectativa”.

“Temos jogadores com capacidade para ter muito tempo a bola, para dominar o jogo e não estar à espera de um erro do adversário para fazer um golo. Falamos de jogadores que jogam, quase todos, em equipas que lutam para ser campeãs. Quando jogamos assim [ao ataque], efetivamente jogamos melhor”, defende o treinador do Penalva do Castelo.

Sobre o capitão da seleção nacional, Simão Marques lembra que Ronaldo não fez pré-época e tem menos jogos nas pernas do que a maioria dos companheiros de equipa. Apesar disso, o treinador do Penalva do Castelo vê Cristiano Ronaldo como um jogador valioso e que “quando joga, nalguns momentos específicos acrescenta qualidade”. “Falamos de um Mundial em que o que conta é o momento e Ronaldo tem qualidade suficiente para se superar num momento destes”, prevê.

Vendo qualidade, experiência e capacidade de decisão em Cristiano Ronaldo, Simão Marques entende que é preciso olhar para alternativas. “Ele poderá estar em campo sem ter o rendimento esperado. Não podemos estar reféns de um único jogador e isso por vezes acontece”, reforça. “No primeiro jogo, contra o Gana, colocaria Ronaldo a titular”, reconhece.

Além do Gana, adversário no primeiro jogo, Portugal vai defrontar o Uruguai e a Coreia do Sul em pouco mais de uma semana. Como primeira ambição, defende Simão Marques, Portugal deve encarar passar o grupo como “obrigação”. “Os jogos podem mudar muito, mas acho que somos superiores a qualquer adversário da fase de grupos. E depois depende de quem nos saia e do momento da equipa que nos calhar”, refere.

Os oitavos de final podem levar a jogo grande caso Portugal e Brasil sejam segundo e primeiro dos respetivos grupos. Um encontro Portugal – Brasil logo a abrir a fase a eliminar, caso ambas as seleções lá cheguem, poderia colocar em risco a continuidade de Portugal no Mundial.

“É sempre melhor apanhar as equipas mais fortes no final, mas quem quer chegar longe e ganhar, tem de as apanhar em qualquer fase”, explica. “Ficar em primeiro lugar do grupo seria importante até pelo moral e confiança que acaba por dar aos jogadores para a fase seguinte”, conclui.

Este vai ser o 22º mundial da história do futebol. Só o Brasil marcou presença em todas as edições. Portugal vai para o oitavo mundial. Esteve em 1966,1986, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e estará agora no Qatar. Eusébio é o melhor marcador de Portugal em Mundiais com nove golos. Se Cristiano Ronaldo marcar neste Mundial, vai passar a ser o único jogador na história a marcar em cinco mundiais. O brasileiro Pelé é o jogador com mais mundiais: venceu a prova em três ocasiões.

pub
 Mundial começa este domingo. Treinador do Penalva do Castelo dá a tática para Portugal - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Mundial começa este domingo. Treinador do Penalva do Castelo dá a tática para Portugal - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar