Os concelhos que integram a Águas do Planalto vão começar a poupar…
Há uma história por detrás do famoso Pastel de Feijão da Pastelaria…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Município de Viseu exerceu o direito de preferência e adquiriu um terreno, por 28 mil euros, no perímetro da Cava de Viriato – Monumento Nacional desde 1910 – para, “acima de tudo, salvaguardar o património” daquela fortaleza octogonal com cerca de 30 hectares de área, anunciou o presidente da Câmara na reunião do executivo que se realizou esta manhã.
Segundo Fernando Ruas, a aquisição do terreno “teve em conta o valor, e os serviços acharam que era uma boa aquisição, por também ser numa área de pressão urbanística”, apesar de admitir que ainda não tem um destino.
“A Câmara não lhe altera o uso, será para o mesmo que qualquer particular lhe pudesse dar. Para já está salvaguardado, depois logo há de ter sempre um uso público, seja uma zona de fruição, estacionamento ou se dará para algum edificado. Vamos ver o uso que terá”, justificou o autarca.
Na reunião do executivo foi ainda aprovada a celebração de um conjunto de protocolos de colaboração, cooperação e apoio operacional.
A SURDISOL – União de Apoio ao Surdo e Populações Especiais vai receber o apoio financeiro para apoio à continuidade da atividade centrada na minimização de barreiras e a promoção da inclusão da população surda nas diferentes áreas da sociedade, desde a Saúde à Educação, passando pela Cultura e o Desporto.
A Associação Gira Sol Azul receberá um apoio financeiro para apoio às atividades a desenvolver no âmbito do projeto “A Voz do Rock”.
O Município de Viseu assinará ainda um protocolo de cooperação e apoio operacional com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viseu. Este apoio surge no âmbito do Programa Viseu Protege, um programa complementar de apoio ao financiamento e comparticipações da Administração Central, por via da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC – e Instituto Nacional de Emergência Médica – INEM.
Este apoio visa, entre outras iniciativas, ações de sensibilização e informação, formação e de promoção do voluntariado nos Bombeiros, nomeadamente do funcionamento de uma Escola de Infantes e Cadetes.