A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
Os concelhos de Nelas e Penalva do Castelo vão assinalar este fim de semana o Dia Mundial do Enoturismo com iniciativas que visam aproximar o público aos vinhos do Dão.
Em Nelas, a Câmara local vai marcar o dia, agendado para domingo (12 de novembro), com uma iniciativa que quer realçar “a rica cultura e tradições locais” e promover os produtores de vinho da região, numa “oportunidade única para os participantes conhecerem o que de melhor o concelho de Nelas tem a oferecer e de enriquecer a compreensão das tradições vinícolas”.
O programa começa às 14h00, com uma concentração no Largo do Escanção, onde todos os participantes serão recebidos. Neste local, a engenheira Vanda Pedroso, do Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão, irá falar sobre as castas do Dão, visando aprofundar o entendimento acerca da viticultura local.
A partir das 14h30, vai decorrer um roteiro pelas quintas vinícolas da região como a Pedra Cancela, as Adegas Lusovini, o Carvalhão Torto e a Quinta do Mondego. Durante este percurso, será proporcionada a oportunidade para degustar vinhos e queijos locais, criando uma experiência sensorial verdadeiramente singular.
Às 16h30, vai realizar-se uma caminhada pela Aldeia da Barca, nas Caldas da Felgueira. Meia hora mais tarde, vai haver um magusto e momento musical na associação local. O dia encerra com o regresso ao Largo do Escanção, às 19h00, onde os participantes refletem sobre as experiências do dia.
Já em Penalva do Castelo, a Quinta do Serrado vai receber no sábado (dia 11) os convidados a partir das 14h00 para um programa marcado igualmente pelas visitas ao Mosteiro do Santo Sepulcro, classificado monumento nacional e que está atualmente em obras de recuperação que deverão ficar concluídas este ano, e às vinhas da Quinta do Mosteiro, além da harmonização de sabores e aromas locais.
O programa inicia com o acolhimento dos participantes na Quinta do Serrado, seguindo-se as visitas: às vinhas da Quinta do Mosteiro, ao Mosteiro do Santo Sepulcro e às instalações da adega, terminando com a harmonização de sabores e aromas locais.
Segundo a Câmara de Penalva do Castelo, os vinhos vão assumir destaque neste evento, além dos queijos, enchidos e doçaria.