Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu vai assinalar o Dia da Mãe, que é já este domingo (1 de maio), com ações de sensibilização no Centro Hospitalar Tondela-Viseu e no norte da região. A instituição visa alertar para a problemática da violência doméstica.
Ana Balula, do Núcleo, explica que, no Hospital, “vamos fazer a distribuição de várias flores em alguns serviços onde houve pessoas que acabaram de ser mães, como a Obstetrícia, e vamos também entregar um flyer alusivo ao dia com os contactos do NAVVD, caso as pessoas possam vir a precisar”.
Já no norte do distrito, acrescenta, “vamos fazer parceria com a associação Pesqueiramiga”, através de uma distribuição de chocolates em algumas pastelarias de São João da Pesqueira e Penedono. Nos flyers que vão ser entregues, aparece a frase “Todas as mães merecem ser amadas e respeitadas”.
Segundo Ana Balula, nos casos mais graves, as mães agredidas acabam por ficar numa casa abrigo. “A maior parte das grávidas ou mães muito recentes que nós atendemos são pessoas que estão numa situação já bastante complicada e grave e acabam por ficar acolhidas. A nível do atendimento, não temos muitas mas, no acolhimento, temos algumas mães”, explica.
O número de pessoas ajudadas pelo NAVVD tem vindo a aumentar nos últimos meses. O aumento é mais notório no norte do distrito, onde tem havido cada vez mais vítimas a pedir apoio. Desde janeiro, só nessa zona, o núcleo atendeu mais de 20 mulheres.