Geral

17 de 11 de 2023, 14:06

Agenda

“Submissão”, realizado por Leonardo António, assinala em Viseu Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Iniciativa é promovida pela Biblioteca Municipal de Viseu e envolve ainda lançamento de um livro e colóquio com a presença de vários especialistas ligados à problemática

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A Biblioteca Municipal de Viseu recebe na próxima sexta-feira (24 de novembro) a conferência “Dias que Contam”, que assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

A iniciativa arranca às 09h30. Depois da sessão de abertura, vai ser apresentado às 10h00 o livro “Sai da Cama em que Te Deitas”, da autoria de Cátia Sofia Silva.

Segue-se uma mesa redonda com a participação de convidados ligados ao tema. São eles o advogado Correia de Almeida, a diretora do Estabelecimento Prisional de Viseu, Paula Sobral, e a enfermeira especialista do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Maria José Francisco, com a moderação do sociólogo Tiago Caio.

Durante a tarde, vai ser exibido a partir das 14h30 o filme “Submissão”, realizado e escrito por Leonardo António.

A conferência resulta de uma organização conjunta entre a Câmara de Viseu e a associação Supera_Te, com a colaboração da Rede Europeia Anti-Pobreza. Todos os interessados em participar devem efetuar a inscrição através do endereço de e-mail accao.social@cmviseu.pt, até às 14h00 da próxima quarta-feira (dia 22).

A violência contra as mulheres continua a ser um crime frequente na região de Viseu. Só em 2022, a violência doméstica foi o segundo crime mais participado no distrito, sendo ultrapassado apenas pela condução com álcool, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna.

No último mês, em Carregal do Sal, um homem de 31 anos foi à prisão por agressões à namorada de 16 anos. Segundo a GNR, o suspeito ameaçava e amedrontava a vítima e acabou em prisão preventiva.

Já em Resende, a GNR apreendeu armas a um indivíduo de 79 anos que estava a ser investigado por violência doméstica, tendo feito ameaças verbais e psicológicas à vítima de 43 anos.

E em Cinfães, um homem de 56 anos foi identificado pela GNR com armas em casa e por agredir a mulher de 48 anos. Os militares encontraram cinco armas de pressão de ar e uma caçadeira, além das munições na posse do suspeito.

Já no mês de julho, dois homens de 37 e 39 anos foram detidos por violência doméstica em flagrante nos concelhos de Cinfães e Lamego. Foram apanhados a agredir as vítimas, também mulheres.

E, em junho, um homem de 62 anos foi detido em Viseu também por violência doméstica, tendo agredido e ameaçado a vítima e tentado fazer o mesmo aos próprios agentes de autoridade.