Geral

07 de 12 de 2023, 16:11

Centro Business

FlixBus lança campanha em Viseu de angariação de bens usados para animais de companhia

Campanha decorre em todo o país até à próxima terça-feira. Passageiros podem doar trelas, coleiras, peitoriais, comedouros, bebedouros, brinquedos, roupas e champôs

FlixBus

A FlixBus está a promover uma campanha solidária de recolha de bens usados para cães e gatos em Viseu e outras cidades servidas pela empresa de autocarros em todo o país.

Durante uma semana, os passageiros que viajam a partir de Viseu são convidados a participar nesta iniciativa, dando uma nova vida a pequenos objetos que têm em casa e já não usam.

Entre os materiais que podem ser doados, estão trelas, coleiras, peitoriais, comedouros, bebedouros, brinquedos, roupas e champôs.

A iniciativa é organizada em parceria com a Animalife, que vai receber os materiais recolhidos e que apoia famílias em situação de vulnerabilidade económica e social e pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo, bem como associações e grupos de proteção animal.

A campanha decorre a nível nacional e está em vigor até à próxima terça-feira (12 de dezembro).

“A campanha Natal dos Animais insere-se no programa de responsabilidade social da FlixBus em Portugal, e o objetivo, para além de ajudar, é dar uma segunda vida a artigos que as pessoas possam ter em casa e que já não usem, promovendo a economia circular e fomentando a sustentabilidade”, afirma Pablo Pastega, diretor-geral da FlixBus em Portugal e Espanha.

Os passageiros podem trazer o seu donativo e colocar na caixa da campanha que irá encontrar no autocarro. “No entanto, qualquer pessoa ou organização que se queira juntar a esta iniciativa será, naturalmente, bem-vinda. O importante é mesmo ajudar”, acrescenta Pablo Pastega.

Apenas é possível aceitar bens de pequena dimensão: todos os que quiserem doar bens de maiores dimensões – como sacos de ração, por exemplo - devem operacionalizar a entrega diretamente com a Animalife, que tem voluntários em todo o país.

Sandra de Carvalho Weinstock, responsável pela comunicação e relações institucionais da FlixBus em Portugal, diz que, por detrás desta campanha, está a morte de um animal da família.

“Em maio deste ano faleceu o Tom, o weimaraner da família, e acabei por ficar com imensas coisas, desde medicamentos a roupas ou brinquedos, que não fui capaz de deitar fora. Acabei por entregar a uma associação. Tal como eu, pode haver mais pessoas nesta situação, que se podem juntar agora a esta iniciativa nacional da FlixBus. Estamos no Natal, há mais sensibilidade para estas temáticas”, afirma.

Já Rodrigo Livreiro, presidente da Animalife, considera que a campanha “vai fazer toda a diferença na vida de milhares de cães e gatos que se encontram a cargo de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade extrema, bem como de associações e grupos de proteção animal que têm poucos recursos para fazer face a todas as necessidades”.

“Os bens recolhidos vão permitir criar condições para melhorar a qualidade de vida destes animais. Esta iniciativa solidária pode ser o ponto de partida para outras tantas que tenham como foco o bem-estar animal”, conclui.