Geral

16 de 11 de 2022, 16:18

Centro Business

Huf lança emblema automóvel inteligente

Empresa com fábrica em Tondela diz que novo produto pode ser colocado em qualquer parte do carro e apela aos sentidos da visão e do tato

huf emblema

Fotógrafo: D.R./Huf

A empresa Huf, que tem uma fábrica em Tondela, lançou mais um novo produto. Trata-se do Light Touch, que permite aos condutores usar de forma intuitiva os carros que conduzem graças a um design compacto.

Com o novo emblema, os fabricantes de automóveis beneficiarão de um elevado grau de liberdade de design e poderão integrar o Light Touch Emblem em qualquer parte do veículo com diferentes funcionalidades.

O emblema patenteado Huf Light Touch oferece, por isso, “vantagens significativas para os fabricantes de automóveis em comparação direta com as diferentes soluções de acesso convencionais”, refere a empresa automóvel.

“Com a sua baixa altura - cerca de um centímetro - pode ser colocado em qualquer parte do carro e pode ser integrado em linhas de desenho fluidas que os fabricantes de automóveis estão a adotar, especialmente nos veículos elétricos.

Além disso, a forma geométrica, tamanho e superfície do elemento de controlo pode ser concebida de forma flexível, de acordo com os pedidos do fabricante de automóveis”, acrescenta a Huf.

O Light Touch para abrir o porta-bagagens está entre as soluções de acesso mais procuradas para carros elétricos. Devido à eliminação dos manípulos mecânicos, o sistema “é robusto e de baixa manutenção e funciona de forma fiável mesmo sob temperaturas e condições meteorológicas extremas”, afirma a Huf.

Segundo a fabricante, o “Light Touch Emblem” apela aos sentidos da visão e do tato. O produto inclui também efeitos de luz individuais que coordenam a abordagem do utilizador ao veículo e melhoram a sua orientação.

Se os sensores de autorização que fazem parte do sistema de chave digital Phone as a Key tiverem detetado a aproximação do utilizador, o emblema Light Touch dá as boas-vindas com “um brilho discreto a uma grande distância”.

“À medida que o utilizador se aproxima do carro, a iluminação do Light Touch muda para fornecer feedback e orientação ao utilizador. As cores e as assinaturas de luz podem ser personalizadas de acordo com a marca e o modelo. O veículo é aberto por um leve toque parecido com a ponta de um dedo num ecrã táctil de um smartphone”, revela a Huf.

O emblema também responde ao toque suave com uma vibração e, se uma aplicação estiver disponível para o veículo, os utilizadores podem ajustar individualmente a intensidade da vibração e a tonalidade da cor.