Geral

29 de 04 de 2024, 15:04

Cultura

Cine Clube de Viseu traz ''O Cinema que Provoca'' no mês de maio

Cine Clube organiza o ciclo que propõe filmes que levantam vários temas e inquietações e que apurem “o sentido de descoberta”

Vincent tem de Morrer filme cine clube viseu

O Cine Clube de Viseu organiza no mês de maio o ciclo “O Cinema que Provoca”, que propõe filmes que levantam vários temas e inquietações e que apurem “o sentido de descoberta”.

Nesta quinta-feira (dia 2), será exibido o filme “Vincent tem de Morrer”, realizado por Stéphan Castang e que conta a história de um designer que vê a sua vida virada do avesso quando passa a ser atacado por pessoas que desejam matá-lo. Sem encontrar uma explicação para toda a violência, o protagonista terá de mudar toda a sua vida e tentar sobreviver.

A 9 de maio, o Cine Clube apresenta “As Ervas Secas” de Nuri Bilge Ceylab. Este filme, que venceu o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, retrata uma comunidade unida, as dinâmicas de poder e as regiões mais sombrias da alma humana através da história de um professor de meia-idade que está obcecado por uma aluna.

No dia 16, é exibido “A Flor do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, que ganhou o Prémio de Elenco em Cannes. O drama percorre três épocas da história do povo krahô, uma comunidade indígena que vive isolada no interior de uma floresta brasileira, através do olhar de uma menina.

A 23 de maio, chega “O Mal não está Aqui” de Ryusuke Hamaguchi, que ganhou o Grande Prémio do Júri no Festival de Veneza e é um conto ecológico sobre a construção de um parque de campismo de luxo.

No dia 30, o realizador português João César Monteiro vai estar em destaque com o filme “Silvestre”, baseado num conto popular e que conta a história de um homem que arranja um casamento à filha e que depois parte em viagem – uma jornada mágica em que não pararão de suceder coisas muito estranhas.

O filme será apresentado pelo investigador e programador Richard Peña, que também irá lecionar a 31 de maio e 1 de junho um mini-curso sobre a história do cinema norte-americano entre os anos 30 e 70 do século passado.

As sessões terão lugar todas as quintas-feiras, às 21h00, no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude no Fontelo.