Geral

22 de 03 de 2024, 14:29

Cultura

Duas estreias este fim de semana no festival de dança Lugar Futuro

Festival Lugar Futuro traz duas estreias absolutas e seis primeiras obras criadas por jovens coreógrafos e intérpretes no Teatro Viriato e no Instituto Português do Desporto e da Juventude

lugar futuro INTO THE BLUE créditos lugar presente

A dança vai estar presente no festival Lugar Futuro, que decorre este fim de semana em Viseu. No evento que arrancou ontem (21 de março), vão ser apresentadas duas estreias absolutas e seis primeiras obras criadas por jovens coreógrafos e intérpretes, a que se juntam alunos e professores de escolas de dança nacionais e internacionais.

Esta sexta-feira (dia 22) no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), serão apresentados às 19h00 os primeiros espetáculos: “Into the Blue” de Danielle Huyghe, “A Dance for the End of the World” de Diamanto Hadjizacharia e “Eveline, Are You Okay?” de Robin Kroes. Após as apresentações das primeiras obras, vão haver conversas com os artistas e uma votação do público.

Para sábado (dia 23), a escola Lugar Presente – que organiza o Lugar Futuro – recebe masterclasses de dança contemporânea de Carlos Silva (09h30) e de composição e improvisação de Maria Ramos (11h15).

A partir das 17h00, o IPDJ recebe “Après Tout” de Gipsy Raw, “Inesorabilmenteunavia” da companhia YoY Performing Arts e da dupla Ema & Roberto e “Matomari No Nai” de Catarina Casqueiro e Tiago Coelho.

Já no Teatro Viriato, a partir das 19h00, apresentam-se a Balleteatro Escola Profissional (peças “NPC” e “Self-Poor-Trait”) e o Conservatorio de Danza de Múrcia (“Metanoia”). Em estreia absoluta, sobe ao palco “Present Party”, criado por Chen Nadler.

Esta performance combina a dança, a música e os registos gravados, num processo colaborativo de três artistas de diferentes lugares do mundo (Chen Nadler, Gal Gorfung e Daniel Motola) que explora as relações com espaços naturais e urbanos, formas e atmosferas, e a maneira como o movimento e o som atingem e afetam o corpo humano dentro de cada espaço.

No domingo (dia 24), o IPDJ recebe em estreia absoluta “Âmago” de Joana Providência e Daniela Cruz, da companhia de dança jovem Presente (sediada em Viseu). Diversidade, consumismo, sonho e realidade são alguns dos temas por detrás desta produção que tem como ponto de partida os documentários “O Tempo e o Modo” sobre Eduardo Galeano e Vandana Shiva.

Também vão ser apresentados três espetáculos da Escola Superior de Dança de Lisboa: “Isto não é um solo”, “Olha, decide, vai!” e “20+1 passos para te tornares num homem melhor”. Todas estas peças sobem ao palco a partir das 17h00.