Geral

06 de 05 de 2024, 12:57

Cultura

Museu do Caramulo mantém exposições até 19 de maio

"Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Século XX" e "João de Lacerda: O Coleccionador Visionário" podem continuar a ser vistos depois do sucesso alcançado com mais de 15 mil visitantes desde outubro passado

museu do caramulo exposição cerâmica

Fotógrafo: Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo, em Tondela, vai continuar com as exposições "Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Século XX" e "João de Lacerda: O Coleccionador Visionário", que vão manter-se patentes até 19 de maio.

As mostras têm recebido um “enorme sucesso”, tendo recebido mais de 15 mil visitantes desde a sua abertura em outubro do ano passado.

A exposição "Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Século XX" engloba a mais abrangente seleção de cerâmica de autor do século XX alguma vez apresentada em Portugal, dando uma visão geral da produção nacional e trazendo o que ainda hoje permanece largamente desconhecido.

A mostra conta com cerca de 150 peças tridimensionais da Coleção Pedro Moura Carvalho, incluindo peças dos estilos Arte Nova e Art Déco e outras inspiradas em movimentos artísticos como o surrealismo, o brutalismo e o abstracionismo, entre o final do século XIX e o início do século XXI.

Com "João de Lacerda: O Coleccionador Visionário", os visitantes têm acesso à história do fundador do Museu do Caramulo que acumulou uma vasta coleção automóvel. O médico especializado em pneumologia tornou-se exímio a combinar as suas responsabilidades profissionais com a atividade automobilística, tendo sido piloto aos fins de semana em rampas, ralis e circuitos.

Em 1955, comprou um Ford T abandonado e restaurou o carro que foi o primeiro da futura coleção patente no Museu do Caramulo.

Ambas as exposições ficam patentes por mais duas semanas, podendo ser visitadas no horário de verão habitual do Museu do Caramulo.