Geral

24 de 09 de 2022, 09:00

Desporto

1ª distrital de volta. A luta pela subida à Divisão de Honra começa este domingo

24 equipas vão à luta rumo à Divisão de Honra. Há seis clubes que desceram e querem voltar já este ano ao principal escalão. Mas há outros que espreitam a oportunidade de surpreender

sampedrense

Fotógrafo: União Desportiva Sampedrense

Uma semana após começar a Divisão de Honra, 24 clubes começam este domingo a luta pela subida à divisão maior do futebol distrital. Numa primeira fase, é fundamental ser um dos oito melhores.

No caso, divididos por três grupos (Norte, Centro e Sul), os clubes têm de conseguir ficar em primeiro ou segundo do grupo ou garantir um dos dois melhores terceiros lugares. Nessa segunda fase, a luta vai fazer-se pela subida à Divisão de Honra. Os restantes vão jogar na Taça da 1ª distrital, à semelhança do que aconteceu na época passada.

Dos 24 clubes neste escalão, seis desceram da Divisão de Honra na época passada: Carregal do Sal, Parada, Moimenta do Dão, Sampedrense, Campia e Vale de Açores. O Carregal do Sal viu a descida confirmada depois de ter sido punido com 10 derrotas pelo Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Viseu, enquanto que o Vale de Açores foi despromovido por causa da descida administrativa do Ferreira de Aves do Campeonato de Portugal para a Divisão de Honra.

Nos restantes casos - Parada, Moimenta do Dão, Campia e Sampedrense - são equipas que ficaram nos últimos lugares da fase de manutenção da Divisão de Honra, na época passada.

Além destas seis equipas, que quererão voltar rapidamente à divisão maior do distrito, há que ter em conta, entre outras, o que vão fazer Tarouquense e Santar que, na última época, ficaram em quarto e em quinto lugares, respetivamente, na tal fase de subida, que reúne os melhores clubes da 1ª distrital.

Este domingo começa a maratona. Destaque, no Grupo Sul, para um duelo entre dois clubes que desceram da Divisão de Honra: Vale de Açores - Carregal do Sal.

1ª jornada:

Grupo Norte:
Boassas - Parada
Alvite - Ceireiros
Tarouquense - Arcos
Oliveira do Douro - Vilamaiorense

Grupo Centro:
Sampedrense - Os Ciências
Santacruzense - Sezurense
Vila Chã de Sá - Viseu e Benfica
Campia - Travanca

Grupo Sul:
Vale de Açores - Carregal do Sal
Besteiros - Vale Madeirosn
Nandufe - Cabanas de Viriato
Santar - Moimenta do Dão