Carlos Eduardo

17 de 04 de 2024, 14:24

Desporto

Sátão continua o ''rei'' do fair-play do futebol distrital de Viseu

Não há duas, sem três. Pelo terceiro mês consecutivo é o Sátão que lidera a Taça Fair-play da Divisão de Honra. Santacombadense está no topo da tabela do apuramento de campeão da 1ª distrital, Moimenta do Dão é o melhor no ranking da Taça da 1ª Distrital. Há várias tabelas de futebol e de futsal. Objetivo é premiar bom comportamento de dirigentes, treinadores e jogadores

sátão 2023 2024

Se o fair-play valesse pontos, a Desportiva de Sátão não estaria, certamente, em zona de descida na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu (AFV). O organismo que tutela o futebol e o futsal no distrito já publicou os rankings da Taça Fair-play com os valores relativos a março. E uma vez mais o Sátão continua a liderar o ranking de bom comportamento. É o terceiro mês consecutivo em que os 'verde e brancos' estão no topo.

Os satenses têm 95 pontos e perderam três em relação à pontuação que traziam de fevereiro.

O Canas de Senhorim surge em segundo lugar, o Ferreira de Aves é terceiro. O top-5 fecha com o Mangualde, que sobe para quarto lugar, e o Paivense, que se estreia nos cinco primeiros.

No que diz respeito ao ranking da fase de campeão da 1ª distrital, o Santacombadense mantém o primeiro lugar. De resto, todos os clubes que terminaram fevereiro no top-5, continuam e nos mesmos lugares. O Molelos está em segundo, o Carvalhais é terceiro. Fecham as contas as equipas do Campia e do Carregal do Sal.

Também na Taça da 1ª Distrital tudo continua como dantes. O Moimenta do Dão está no topo da tabela do ranking de bom comportamento. O segundo lugar é do Santar. O pódio fecha com o Nandufe que, logo depois, tem o Viseu United e o Boassas.

O campeonato de sub-23 no que diz respeito ao fair-play tem o mesmo líder em relação a fevereiro. O Santacombadense está no topo. Depois surgem Cinfães, Sampedrense, Vila Chã de Sá e Repesenses, em 2º, 3º, 4º e 5º lugares, respetivamente.

Nas contas apuradas até 31 de março no ranking de fair-play relativo ao campeonato distrital sub-18, o Académico mantém-se líder. Em segundo lugar está o Santacombadense. O terceiro posto é do Crasto, em quarto lugar estão os Leões da Beira. O top-5 fecha com o Penalva do Castelo.

Quanto à Taça de Ouro sub-18 masculino, Os Viriatos lideram o ranking de bom comportamento. O Resende está em segundo lugar e o Viseu 2001 é terceiro. No quarto posto encontra-se o Carregal do Sal e o Viseu e Benfica B fecha o top cinco.

Na Taça de Prata do campeonato de sub-18 o líder é da freguesia de Orgens, em Viseu. A ASDREQ está em primeiro. O segundo lugar está ocupado pelo Oliveira do Douro. O Santo André é terceiro, o Tarouca está em quarto lugar, o Canas de Senhorim é quinto.

No futsal masculino, na Divisão de Honra, o Heróis D’ Aventura está em primeiro lugar. Em segundo está o Rio de Moinhos, seguido do São Martinho de Mouros. O Pedreles é quarto colocado e o Tabuaço surge no ranking de março por troca com o Gigantes. No futsal jogado por mulheres, o ranking fair-play tem o Alvite em primeiro. Seguem-se Lusitano de Vildemoinhos e Satense, em segundo e terceiro lugares respetivamente. O ranking dos 5 primeiros é fechado com Mortágua e Heróis D’Aventura.

Esta é uma classificação que enaltece e premeia os comportamentos de acordo com o respeito e a lei do jogo. Todas as equipas entram no Ranking Fair play com cinco pontos por cada jogo que fará no respetivo campeonato.

O objetivo é não os perder. Há sanções a jogadores, dirigentes, treinadores, médicos, massagistas e outros agentes desportivos e aos clubes. No caso dos jogadores, por cada amarelo será retirado um ponto, por cada jogo de castigo é tirado dois pontos. No caso de um mês de suspensão, há oito pontos retirados.

A desclassificação no Ranking Fair Play surge quando houver qualquer pena superior ou igual a meio ano de suspensão. Já nos clubes, por cada repreensão, há um ponto tirado. Há ainda regulamentada a hipótese de serem tirados dois pontos (por cada multa até 25 euros ou 25 euros em multas superiores a 25 euros) ou dez pontos (por cada jogo de interdição ou à porta fechada).

Em situações de inferioridade numérica, são descontados dois pontos. Em sentido contrário, por cada cartão branco são acrescentados cinco pontos ao ranking do clube. No final da época, há prémios atribuídos. O primeiro classificado recebe 400 euros, o segundo vai ganhar 200 euros, o terceiro lugar conquista 100 euros.