Geral

23 de 06 de 2023, 16:22

Desporto

Sporting de Lamego perto de acabar

Um vazio diretivo no SC Lamego pode ditar o fim de um dos clube mais antigos e representativos do distrito. Várias dificuldades podem levar a que o clube não se consiga inscrever na Divisão de Honra da próxima temporada

estádio lamego

Fotógrafo: Facebook Sporting de Lamego

O Sporting de Lamego tem quase 90 anos de existência e encontra-se risco de fechar portas. O clube que já foi campeão da Divisão de Honra e com várias presenças nos nacionais enfrenta uma crise diretiva e não se vê solução à vista.

O Jornal do Centro contactou Filipe Ribeiro, presidente do Sporting Clube de Lamego, que preferiu não comentar o caso. No entanto, num comunicado assinado pelo presidente do clube, pode ler-se que "mandato da comissão do SC Lamego, que se encontrava em funções, terminou no dia 21 de junho de 2023 e mesmo depois de esgotadas todas as possibilidades, fica o Clube sem ninguém à frente dos seus destinos, vendo-se obrigado a cessar as suas atividades".

A publicação motivou várias reações de sócios e adeptos do clube que se mostraram preocupados com a situação atual. Na nota oficial, o Lamego explica que o vazio deve-se à falta da concretização de "uma efetiva liderança ao SC Lamego, inclusive os sócios que na Assembleia Geral Extraordinária, de dia 19 de junho 2023, mostraram disponibilidade em ajudar a formar uma comissão".

O Jornal do Centro ouviu, também, o presidente da Câmara de Lamego. Francisco Lopes desvalorizou situação. “Está tudo normal. Normalíssimo. O SC Lamego vive assim há cerca de 30 anos. Da última vez que tiveram com uma crise diretiva o clube tinha acabado de subir à III Divisão nacional e ficou sem direção e agora sucedeu-lhe esta crise”, adianta.

“O SC Lamego vai continuar a fazer o que tem de fazer enquanto clube desportivo com quase 90 anos na cidade de Lamego. É um clube afirmado no concelho e a nível nacional com quase um século e isso ele vai continuar a ser. Essa é a garantia que dou enquanto presidente de Câmara”, disse o autarca.

Sobre o apoio que a Câmara de Lamego atribui ao clube, através dos contratos-programa, Francisco Lopes assinala que "é bastante substancial e suficiente para o clube funcionar como funcionou sempre".

Vincando que, "o município nunca falhou ao Sporting de Lamego", o autarca reconhece que "a única falta de apoio que houve ao SC Lamego foi, salvo erro, em 2019 quando subiram aos nacionais e tiveram de desistir porque a Câmara se recusou a apoiar."

O presidente da Câmara acrescenta que não está a pensar reunir com o clube e que o momento atual deve ser analisado pelos sócios. Francisco Lopes admite que "a autarquia não pode fazer a ponte com alguns investidores que queiram apoiar o clube porque isso seria tráfico de influências".

“Se os dirigentes do SC Lamego num determinado momento não têm a reputação social e a capacidade de se chegar junto dos empresários e investidores para pedir apoios, não pode isso ser feito pela Câmara”, sublinha o presidente da Câmara de Lamego.

Na última temporada, o Lamego jogou a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Viseu. A equipa da Cidade dos Remédios ficou em último lugar da fase de campeão, com 8 pontos em 14 jogos.

Bianca Leão (estagiária ESEV/IPV)