Geral

28 de 03 de 2024, 16:35

Diário

Congresso "solidário" do Politécnico de Viseu ajuda Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo

Instituição foi a contemplada para receber o donativo solidário do Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional, que decorreu recentemente em Viseu

appda bué animados congresso investigação operacional créditos ipv

A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA) de Viseu recebeu um donativo de 375 euros da organização do Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional, que decorreu entre os passados domingo e terça-feira (24 a 26 de março) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

O dinheiro foi angariado através de donativos e vendas de CD’s do grupo musical Bué Animados, ligado à APPDA. O cheque foi entregue a poucos dias do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se assinala na próxima terça-feira (2 de abril). A instituição vai assinalar a data com uma cerimónia às 16h00 no Rossio.

A APPDA Viseu foi a instituição escolhida para a parte solidária do 23.º Congresso da Associação Portuguesa de Investigação Operacional, que juntou especialistas dessa área e aprofundou “conhecimentos sobre recentes desenvolvimentos teóricos, metodológicos e de aplicações” nesse mesmo setor, sublinhou o Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

A investigação operacional é uma ciência aplicada voltada para a resolução de problemas reais, em que se procura trazer para o campo da tomada de decisões os métodos de outras áreas científicas.

A organização local do congresso esteve a cargo de cinco docentes e um estudante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, assegurando que os participantes “tivessem a oportunidade não só de partilharem conhecimentos científicos, mas também de conhecerem a cidade de Viseu e socializar”, acrescentou o IPV.

O evento teve como oradores Mara Almeida, vereadora da Câmara de Viseu, e Ine Steenmans, da University College of London (Reino Unido). No congresso estiveram também representantes do Instituto Nacional de Estatística, da Pordata e da empresa E-Redes onde destacaram a importância da disponibilização de dados para impulsionar a investigação.

A sessão de encerramento contou com a atribuição de vários prémios, entre os quais o prémio APDIO IO 2024 para a melhor tese de doutoramento.