Geral

22 de 03 de 2024, 12:08

Diário

Associação de Solidariedade Social Recreio do Caramulo pronta em setembro

As obras de requalificação do imóvel começaram em janeiro e estão orçadas em perto de 400 mil euros

creche caramulo

A creche da Associação de Solidariedade Social Recreio do Caramulo deverá regressar ao local de origem a partir de setembro, anunciou o executivo de Tondela, numa visita às obras de remodelação do edifício da instituição social, onde irá passar a funcionar também o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

As obras de requalificação do imóvel, orçadas em perto de 400 mil euros, receberam uma comparticipação financeira do município, do Governo e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Ao apoio financeiro municipal no valor de 50 mil euros para as obras, há ainda a somar uma ajuda de 120 mil euros atribuídos no último ano à instituição social com o objetivo de manter a creche em funcionamento.

“Acreditámos desde o início que este é o caminho. Se o município não tivesse apoiado a creche e pressionado a Segurança Social, hoje não havia nem berçário, nem creche na Serra do Caramulo. Isto sim, é uma descriminação positiva e uma clara aposta na coesão territorial. Hoje temos nove crianças no berçário e 13 na creche, que continua a registar uma elevada procura por parte das famílias. Estes números são a prova de que estávamos certos ao termos defendido e apoiado a manutenção da creche na Vila do Caramulo”, afirmou a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.
A valência, atualmente, é frequentada por 22 crianças, naturais do Guardão, mas também de outras freguesias do concelho e até de municípios vizinhos.

Esta resposta social chegou a ser sinalizada em 2021 pela Segurança Social (SS) para encerrar devido à falta de crianças, mas graças ao esforço dos dirigentes do Recreio e da autarquia, a creche não só permaneceu de portas abertas como viu crescer o número de meninos e meninas.

As obras de remodelação da sede do Recreio arrancaram em janeiro e, segundo a autarquia, “encontram-se a decorrer a bom ritmo”.
As previsões apontam para que a empreitada esteja pronta em setembro a tempo do arranque do novo ano letivo. A creche, que funciona atualmente em instalações da Junta de Freguesia, terá novos espaços, assim como o serviço de apoio domiciliário.
Após as obras, o SAD, que serve 18 pessoas, terá capacidade para 30 utentes e a creche poderá receber até 25 crianças.