Geral

24 de 04 de 2024, 12:05

Diário

Banco Local de Voluntariado de Tondela dá-se a conhecer à população

Ação “Quero ser voluntário” terá início pelas 14h30, no Auditório Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até ao dia 06 de maio

APOIO AJUDA RESPOSTA SOCIAL SOLIDARIEDADE

Com o objetivo de “sensibilizar e apelar à participação da comunidade local para as questões do voluntariado”, o Banco Local de Voluntariado de Tondela (BLVT) vai dar-se a conhecer numa iniciativa marcada para 10 de maio. A ação é organizada pela Câmara Municipal.

A ação “Quero ser voluntário” terá início pelas 14h30, no Auditório Municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até ao dia 06 de maio.

A vereadora com o pelouro da Ação Social no executivo, Vera Machado, explica que “esta é uma oportunidade para a população conhecer melhor o universo do voluntariado e os diversos projetos existentes no concelho”.

“Queremos dar a conhecer o BLVT e incentivar a comunidade a investir o seu tempo livre nos outros”, acrescenta.

O BLVT foi criado em 2013 e surgiu com o objetivo de ser um ponto de encontro entre pessoas que procuram fazer voluntariado, mas também as entidades e instituições que estejam interessadas em acolher voluntários nos seus projetos, tendo a responsabilidade, de criar os meios próprios no sentido de divulgar e promover o voluntariado no concelho.

Segundo o município, “o banco realizou várias ações de divulgação, promoção e de sensibilização da comunidade local e duas mostras de práticas de voluntariado, que tiveram como público alvo a população em geral, a comunidade escolar e as organizações promotoras de voluntariado”.

Foram também desenvolvidas “três ações de formação geral para voluntários, bem como ações de formação destinadas a dirigentes associativos e técnicos de organizações promotoras de voluntariado”.

As iniciativas, refere, “tiveram um forte impacto na comunidade local, traduzido no número de pessoas inscritas para realizarem voluntariado e também nos projetos de voluntariado apresentados pelas organizações promotoras com enfoque nas áreas social, cultural e de saúde”.