Geral

22 de 01 de 2024, 16:53

Diário

Câmara de Resende quer limpar terrenos nas aldeias e pede à população que os identifique

Iniciativa decorre no âmbito de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa que visa criar condomínios de aldeia no concelho

limpeza de terrenos concelho de resende créditos câmara

A Câmara de Resende apela à população que identifique os seus terrenos e autorize a autarquia a fazer trabalhos de limpeza. A iniciativa decorre no âmbito de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa que visa criar condomínios de aldeia no concelho.

Por causa deste plano, a Câmara de Resende prevê fazer intervenções nomeadamente nas aldeias de Fazamões, Beirós, Panchorrinha, Mariares e Talhada.

De acordo com o município, estas intervenções visam “atuar na envolvente das respetivas áreas edificadas mais vulneráveis e críticas, eliminando a carga combustível e reconvertendo os espaços florestais em espaços agroflorestais ou agrícolas, que se traduzirá em ações de gestão e ordenamento do território mais eficientes”.

Para isso, diz a Câmara, é necessário proceder à identificação dos “proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos” nas aldeias visadas.

“Assim, ficam notificados os mesmos, para proceder junto da autarquia à identificação dos respetivos terrenos e concedam ao Município de Resende a respetiva autorização para a execução dos trabalhos em causa”, esclarece a autarquia.

Para qualquer esclarecimento, o proprietário deve dirigir-se ao Gabinete de Desenvolvimento Rural do Município de Resende, situado no Fórum Municipal, na Rua Dr. Joaquim Caetano Pinto, no centro da vila.