Geral

08 de 05 de 2024, 16:14

Diário

Antiga pensão de Tondela dá lugar a 13 apartamentos com rendas acessíveis

Candidaturas feitas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Autarquia avança com a aquisição de sete imóveis, seis na sede do concelho e um na freguesia de Molelos

apresentação estratégia local de habitação tondela 2024

Fotógrafo: Câmara de Tondela

A Câmara de Tondela apresentou esta quarta-feira (8 de abril) os projetos de habitação que candidatou ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com investimentos previstos no valor de mais de 4,9 milhões de euros.

Os projetos foram entregues no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH). A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, destaca a importância dos projetos “porque vão trazer novas respostas ao nosso concelho, respostas no domínio da habitação, enquadradas na nossa ELH”.

Entre os projetos candidatados está a aquisição de sete imóveis, seis na sede do concelho e um na freguesia de Molelos. As habitações foram compradas a privados pela autarquia a expensas próprias e serão colocadas numa bolsa de arrendamento acessível gerida pelos serviços de Ação Social. O investimento foi de 720 mil euros.

As casas, cujos contratos de promessa de compra e venda foram assinados esta quarta-feira, estarão disponíveis em breve para habitação. Uma das residências também vai receber obras de reabilitação que vão custar 58 mil euros.

“Escolhemos estes imóveis por estarem prontos a habitar e não necessitarem de grandes intervenções para que esta nossa participação se traduza numa oferta imediata no território, ou seja, adquirimos o que está pronto a ser habitado”, disse Carla Antunes Borges.

A presidente da Câmara espera que as candidaturas sejam aprovadas e que estas tenham “financiamento a 100% para termos uma resposta rápida, ativa a operacional”.

Também entre os projetos está a requalificação da antiga Pensão Matos, no centro da cidade de Tondela, que sofrerá uma intervenção de 1,7 milhões de euros. O edifício foi comprado pela Câmara, que irá construir 13 apartamentos com rendas acessíveis.

O projeto para a Pensão Matos, situada na Rua Combatentes da Grande Guerra, foi anunciado inicialmente em 2021. Na altura, a Câmara previa que as obras ficassem concluídas em 2023.

Agora, a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, disse esperar que, através desta intervenção, o núcleo urbano de Tondela ganhou uma “nova dinâmica”. “Através destas iniciativas possamos trazer mais pessoas para viverem no centro histórico e por essa via apoiarmos o comércio local”, salientou.

Também foram entregues mais 14 candidaturas ao PRR, num investimento de 977 mil euros que visa beneficiar famílias carenciadas em 10 freguesias do concelho de Tondela. Os agregados foram identificados no levantamento que foi feito em todo o concelho durante a criação da Estratégia Local de Habitação.

A autarquia de Tondela também candidatou o arrendamento de dois fogos para subarrendar, num investimento anual de 30 mil euros.

Ainda no concelho também serão executados projetos coordenados entre a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e que preveem obras numa dezena de fogos disponibilizados por quatro juntas de freguesia. Estas empreitadas estão orçadas em 1,4 milhões de euros.

A vereadora de Ação Social e Habitação na Câmara, Vera Machado, revelou na apresentação que os serviços municipais têm registados “cerca de 30 pedidos de habitação, alguns deles enquadráveis em habitação social, outros em arrendamento acessível”.

“Sessenta e cinco por cento destes pedidos são da União de Freguesias Tondela Nandufe, seguido da Freguesia de Molelos. As tipologias mais necessárias são T1 e T3. Tratam-se de famílias maioritariamente portuguesas e na qualidade de trabalhadores por conta de outrem”, disse.

Vera Machado anunciou ainda que a autarquia já está “a preparar mais candidaturas, quer na qualidade de entidade beneficiária, quer de beneficiários diretos”, prometendo novidades “dentro em breve”.