Geral

16 de 04 de 2024, 12:06

Diário

Câmara de Tondela vai apoiar ex-combatentes com benefícios sociais

Medida foi anunciada nas comemorações do Dia do Antigo Combatente, onde foram homenageados dois militares de Abril naturais do concelho

dia do antigo combatente câmara de tondela

A Câmara de Tondela vai apresentar até ao final deste ano um conjunto de benefícios sociais para os ex-combatentes naturais do concelho, à semelhança daquilo que já foi feito em relação aos bombeiros.

O anúncio foi feito pela presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, nas comemorações do Dia do Antigo Combatente realizadas no passado sábado (13 de abril).

Nessas celebrações e a poucos dias dos 50 anos do 25 de Abril, foram homenageados José Sampaio e Joaquim Santos, dois antigos militares do concelho que estiveram diretamente envolvidos na Revolução dos Cravos.

Na abertura da conferência “Guerra Colonial e o 25 de Abril”, que ocorreu no Museu Municipal Terras de Besteiros, foi prestado um tributo aos militares naturais de Lobão da Beira e Castelões.

Carla Antunes Borges revelou que irá propor ao executivo municipal que os dois militares de Abril sejam também homenageados no próximo feriado municipal, a 16 de setembro.

A autarca dirigiu-se a José Sampaio e Joaquim Santos, dizendo que eles “representam o sentimento do 25 de Abril, que foi uma revolução pacífica, e a capacidade de um povo se ter unido em torno de um bem maior: a liberdade”.

As comemorações do Dia do Antigo Combatente foram organizadas pela Câmara de Tondela e pela Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar (ANCU) e integraram o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.

O programa incluiu uma romagem ao cemitério para homenagear os antigos combatentes falecidos, deposições de coroas de flores nos monumentos ao Soldado Desconhecido e dos Combatentes do Ultramar, uma missa, um concerto da Banda Filarmónica Tondelense realizado no Parque Urbano e a projeção do filme “Capitães de Abril”.

A ANCU dedica-se à preservação da memória e à defesa dos antigos combatentes, prestando também atendimento médico e psicológico aos ex-militares que sofrem de stress pós-traumático após a sua participação na Guerra Colonial e às suas famílias.