Geral

29 de 03 de 2024, 18:48

Diário

Câmara de Viseu aposta na internacionalização do Museu do Quartzo

Espaço faz parte da rede municipal de museus e foi inaugurado em 2012

feira dos minerais museu do quartzo viseu

A Câmara de Viseu quer “internacionalizar” o Museu do Quartzo, mas antes tem de ciar uma estratégia para uma maior divulgação nacional. O desejo foi deixado pelo presidente da autarquia, depois de uma reunião que teve com Galopim de Carvalho, o professor que esteve na génese desta equipamento municipal.
Fernando Ruas lembrou que este é um Museu “muito específico” por abordar um só mineral e que está num local que foi muito bem aproveitado – a antiga pedreira de exploração do quartzo.
“Temos seguramente o único museu deste género na Península Ibérica e talvez dos poucos que há na Europa”, salientou o autarca, para a seguir referir que este espaço deverá entrar agora na sua segunda fase que é a de maior divulgação nacional.
“A terceira fase é a internacionalização”, acrescentou, lembrando que o Museu foi inaugurado em 2012, um ano antes de ter terminado o último mandato na Câmara de Viseu, antes do regresso.
Além das escolas e grupos mais específicos, Fernando Ruas quer um público mais alargado a frequentar o Museu do Quartzo, localizado no Monte de Santa Lúzia.
E a partir de seis de abril, este espaço acolhe a exposição “Paisagens aladas com efervescência do pensamento”, da autoria do artista da região Ricardo Cardoso.
Segundo o autor, neste projeto, a sua pintura apresenta-se mais abstrata, onde o principal enfoque é a matéria e a cor, tornando a forma quase inexistente, fundindo-se com o fundo e criando uma configuração orgânica, transmitindo-lhe um movimento constante, quase impossível de congelar entre quatro cantos, ganhando diferentes sentidos a cada apreciação.
O momento de inauguração contar com uma performance artística do autor e com a instalação sonora de Luís Antero “Infinito”.