Geral

05 de 02 de 2024, 16:18

Diário

Câmara de Viseu alarga horários da Escola a Tempo Inteiro

Autarquia faz mudanças no programa que organiza diversas atividades com as crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo nas escolas do concelho

crianças em atividades viseu câmara

A Câmara de Viseu decidiu uniformizar os horários das escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo no concelho.

A decisão foi tomada no âmbito das alterações ao regulamento do programa Escola a Tempo Inteiro, que abrange as crianças dos dois ciclos de ensino nas atividades de animação e apoio à família (AAAF) e na componente de apoio à família (CAF).

Segundo a autarquia, o horário de funcionamento dos estabelecimentos de ensino passa a ser das 07h45 às 19h00, tanto no período das aulas como nas férias letivas.

Além disso, a Câmara de Viseu também mexeu nos utilizadores das atividades extracurriculares que decorrem nas escolas primárias e jardins de infância do concelho.

A autarquia resolveu criar o tipo de utilizador Acolhimento, destinado aos encarregados de educação que precisam de deixar as crianças apenas durante a manhã, antes das atividades letivas, entre as 07h45 e as 08h30 no primeiro ciclo e das 07h45 às 09h00 no pré-escolar.

A Câmara de Viseu também extinguiu o modelo de utilizador de interrupções letivas com valor fixo, independentemente da utilização das AAAF e da CAF. Os utilizadores regulares que não têm prolongamento de horário no período da tarde poderão optar pelo novo utilizador Acolhimento, ficando isentos de pagarem as taxas. Esta mudança deve ser comunicada diretamente na escola.

O novo tipo de utilizador vai ainda passar a poder usufruir das interrupções letivas do mesmo modo que no período das aulas, através de um pagamento diário associado ao escalão de Segurança Social.

Já os utilizadores ocasionais que queiram mudar para o modelo de Acolhimento devem contactar a Divisão de Desenvolvimento Educativo e Gestão Escolar da Câmara de Viseu, através do e-mail (endereço educacao@cmviseu.pt).

Em comunicado, a Câmara de Viseu diz que quis ir “ao encontro das necessidades e expectativas da comunidade escolar, aplicando um conjunto de medidas benéficas e relevantes para as famílias” do concelho.

A autarquia realça que o programa Escola a Tempo Inteiro visa ser uma parte essencial no apoio às famílias das crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, “estreitando o comprometimento entre a escola, as famílias e a comunidade local e afirmando-se fulcral no desenvolvimento pessoal e social dos jovens estudantes que dela beneficiam”.

O programa apoia cerca de 5 300 crianças de Viseu, num investimento municipal de cerca de 4 milhões de euros.