Geral

02 de 05 de 2024, 19:35

Diário

Caminhadas e ações de sensibilização alertam para o cancro no distrito de Viseu

Campanha “Todos Por Todos”, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, foi apresentada em Viseu, que este ano é “Cidade Europeia do Desporto”

Todos por Todos Liga Portuguesa Contra o Cancro

Fotógrafo: Jornal do Centro

Mais de 30 atividades, entre caminhadas ou ações de sensibilização, estão agendadas para o distrito de Viseu no âmbito da campanha “Todos Por Todos”. A iniciativa é do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a terceira edição foi apresentada esta quinta-feira (2 de maio), em Viseu, que este ano é “Cidade Europeia do Desporto”.

“São mais de 150 atividades em toda a região centro sob o mote Todos por Todos. No distrito de Viseu temos 34 atividades agendadas. O objetivo é que a comunidade esteja unida em prol daquilo que é promoção da saúde, o apoio ao doente e o envolvimento das comunidades locais naquilo que é a luta contra o cancro”, frisou a coordenadora do voluntariado comunitário do Núcleo Regional do Centro, Eliana Gonçalves.

Segundo a responsável, para o concelho de Viseu estão agendadas várias ações. No que diz respeito à atividade física estão pensadas duas caminhadas, “uma em Santos Evos e outra na altura da Feira de São Mateus, a 21 de setembro”.

“Temos também outras ações que visam a componente da sensibilização, da educação para a saúde, e temos uma palestra agendada, no dia 25 de maio, na Biblioteca Municipal precisamente para abordar a temática da prevenção do cancro”, frisou.

Eliana Gonçalves destacou ainda que a “maioria das atividades de Todos por Todos na região centro são muito assentes na importância da atividade física, nomeadamente na questão das caminhadas, por ser uma atividade simples, de fácil acesso, sem custos associados e que permitem chegar a todas as idades”.

A campanha “Todos por Todos” vai já na terceira edição e foi pensada pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

“Este é o terceiro ano da iniciativa e, progressivamente, tem havido um aumento de participantes
A iniciativa veio mostrar que todos temos que estar unidos nesta causa. O cancro não é um problema do doente, é da família, dos amigos, da sociedade”, destacou, afirmando ainda que, até ao final do ano, contam chegar às 600 iniciativas.

Na sessão de apresentação da edição deste ano da campanha, que pela primeira vez foi apresentada fora de Coimbra onde está a sede da instituição, foram lembrados alguns números, onde se destacam os 60 mil novos casos de cancro por ano, as 159 mil mortes por cancro colo-retal todos os anos e as cerca de 88 mil mortes por cancro da mama.

“São números que nos preocupam imenso. Em todo o mundo, é a segunda causa de morte”, frisou a responsável pelos grupos de voluntariado da zona centro.

Natália Amaral lembrou ainda a importância da prevenção primária, o grande objetivo da campanha “Todos por Todos”. “A ideia é sensibilizar a população para estilos de vida saudáveis, tendo por base os quatro pilares: atividade física, bem-estar, alimentação e sustentabilidade e natureza”, disse, acrescentando ainda a prevenção secundária, que passa pela realização de exames.

Também Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, marcou presença no lançamento da campanha.

“Decidi vir para testemunhar e aliar-me à iniciativa e à causa a que se dedica”, frisou, destacando o trabalho que a autarquia tem feito na promoção de estilos de vida saudáveis, com a realização de caminhadas e outras iniciativas que envolvem exercício físico.

“Temos 68 clubes no concelho, instalações desportivas e saem de Viseu 131 quilómetros de ecopistas”, disse, recordando ainda que Viseu é este ano “Cidade Europeia do Desporto” e que, aliado a isso, decorrem várias iniciativas em todo o concelho.