Geral

23 de 11 de 2023, 14:56

Diário

Armamar: Centro interpretativo da Mulher Duriense junta-se à Rede de Museus do Douro

Centro Interpretativo da Mulher Duriense foi inaugurado este ano e visa homenagear a mulher do Douro

nova adega cooperativa armamar requalificada FOTOGRAFO CORRIGIDO

Fotógrafo: Câmara de Armamar

O Centro Interpretativo da Mulher Duriense (CIMD), em Armamar, já faz parte da Rede de Museus do Douro. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal, que inaugurou o espaço em julho deste ano e que propôs a adesão à rede.

O CIMD integra agora uma rede de museus da região que desenvolvem a sua atividade em torno do património do Douro e da qual fazem também parte o Museu do Douro em Peso da Régua, o Museu do Imaginário Duriense em Tabuaço, a Fundação Casa de Mateus em Vila Real, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica em Lazarim (Lamego) e o Museu do Côa em Vila Nova de Foz Côa.

O presidente da Câmara de Armamar, João Paulo Fonseca, destaca o "ganho mútuo de riqueza, diversidade e valor” e acredita que o centro interpretativo conduz à reflexão “em matérias de direitos humanos e igualdade”. Acrescenta que o espaço “pode ganhar projeção e constituir-se essencial para o desenvolvimento do concelho e do Douro”.

A Rede de Museus do Douro visa ser uma “plataforma de encontro e diálogo entre as diferentes instituições museológicas que visa aliar as estruturas num projeto cultural comum", segundo a sua Carta de Princípios.

O CIMD, o primeiro museu do concelho de Armamar, foi inaugurado em julho último, dedicando-se à mulher do Douro, e está situado no edifício da antiga Adega Cooperativa local.