Geral

25 de 04 de 2024, 10:20

Diário

Céu com nuvens e descida da temperatura não impedem comemorações dos 50 anos da Liberdade

Confira aqui onde e como se vai celebrar o cinquentenário do 25 de Abril no distrito de Viseu

CÉU NUVENS SOL TEMPO METEOROLOGIA IPMA

Espera-se para esta quinta-feira, dia da Liberdade, céu com nebulosidade no norte e centro de Portugal continental e pouca no sul. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma descida da temperatura máxima e uma subida da mínima no interior norte e centro.
Pode cair uma chuva fraca nas regiões do norte e centro, a partir da tarde.
Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera, a partir desta quinta-feira “haverá uma mudança significativa do estado do tempo em Portugal continental, com ocorrência de precipitação, que será de neve nos pontos mais altos das serras das regiões Norte e Centro, associada a uma descida da temperatura, particularmente notória após um período com valores acima do habitual para a época do ano”.

Esta mudança, refere o IPMA, “deve-se a um fluxo do quadrante norte, transportando uma massa de ar mais fria no flanco leste do anticiclone localizado no Atlântico Norte, que se estenderá em crista desde a região dos Açores até à Islândia, permitindo assim o desenvolvimento e deslocamento de perturbações frontais até à Península Ibérica”.

Assim, a partir de amanhã é esperada precipitação, inicialmente apenas no Norte e Centro, e em geral fraca, estendendo-se ao restante território e intensificando no dia 26, devido à passagem de uma superfície frontal fria.

“Após a passagem deste sistema, continuará o tempo instável, pelo menos até ao dia 28, com ocorrência de aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro, que poderão ser acompanhados de trovoada e ocasionalmente ser de granizo. Prevê-se queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, descendo a cota para altitudes acima dos 1200 metros a partir da tarde de dia 26”, referem os meteorologistas.

Esta quinta-feira, comemoram-se os 50 anos de uma revolução que fez retornar a democracia em Portugal e que ficou conhecida como a Revolução dos Cravos. O 25 de Abril vai ser celebrado com pompa e circunstância em toda a região de Viseu, com várias atividades incluindo sessões solenes, homenagens e concertos.

Confira aqui o que cada concelho vai fazer nas comemorações do 25 de Abril.

Viseu
Em Viseu, as comemorações contam com diversas iniciativas. As celebrações oficiais vão ter início às 09h30, no Regimento de Infantaria 14 (que participou na Revolução em abril de 1974), com o reconhecimento dos órgãos municipais ao papel que o quartel teve na restauração da democracia.

Às 10h15, será feita uma homenagem aos capitães de Abril na avenida com o mesmo nome, com a deposição de uma coroa de flores. Às 11h00, o Teatro Viriato recebe a sessão solene da Assembleia Municipal, onde vai participar o tenente-general António Luís Ferreira Amaral com a palestra “Meio Século de Encruzilhadas”.

Depois do Duatlo 25 de Abril, que começa às 10h00 com partida e chegada no RI14, segue-se o desfile popular que arranca às 14h30 na Santa Cristina. No Rossio, vai haver o concerto do grupo Galandum Galundaina. Pelas 17h30, a Aula Magna do Instituto Politécnico acolhe o concerto da Orquestra Juvenil de Viseu com o convidado Daniel Pinto.

Na cultura, o Teatro Viriato vai lançar no YouTube o mini-documentário “Sem cultura não há liberdade”, no qual é retratado o ciclo comemorativo com o qual o espaço celebrou em 2023 o 25 de Abril.

Também pode ver algumas exposições que vão continuar patentes além do Dia da Liberdade. Até 31 de maio, a Biblioteca Municipal mantém patentes as mostras “A Guerra Colonial”, que recorda o conflito no Ultramar, e “Livros Sem Censura”, com 100 livros proibidos pelo regime do Estado Novo. Já a Casa da Ribeira acolhe até ao final do ano “Mulheres Antes de Abril”, que reflete sobre o ideal feminino da ditadura.

Aguiar da Beira
Neste concelho, a programação do 25 de Abril começa às 09h30 com uma deposição de flores no monumento em memória dos combatentes no Ultramar. Depois da missa na Igreja Matriz, os militares e os familiares vão ser agraciados com uma pequena lembrança por parte da Câmara às 11h15.

O Centro Cultural recebe às 12h30 um almoço de confraternização. Durante a tarde está prometida a festa com a banda musical DJD a partir das 15h00. Às 18h00, sobe a palco a peça “25 de Abril, Sempre”, encenada pelo Teatro ABC.

Armamar
O programa comemorativo começa às 08h30, com a deposição de uma coroa de flores em homenagem aos antigos combatentes, junto ao monumento evocativo. Está prevista a interpretação do hino nacional pela Banda Filarmónica de Armamar e a guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários, junto ao edifício da Câmara.

A sessão solene comemorativa do 50.º aniversário do 25 de Abril realiza-se na Assembleia Municipal, às 09h45, com uma homenagem aos autarcas do concelho que foram eleitos em democracia.

Carregal do Sal
No Dia da Liberdade, vai ser inaugurada uma escultura com cerca de 11 metros de altura e oito de largura, da autoria de Fernando Crespo, a recordar a Revolução. As comemorações decorrem na Biblioteca Municipal, a partir das 10h00, com destaque para a apresentação do espetáculo “Onde estavas no 25 de Abril?” da companhia Contracanto.

No Parque Alzira Cláudio, pelas 16h30, começa o concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril com uma atuação dos Sonhos Rotos. A Contracanto também vai apresentar o musical “Era o Dia de Cantar”, que recorda como era Portugal antes da liberdade.

Castro Daire
As cerimónias de comemoração em Castro Daire iniciam-se às 09h30 com o hastear da bandeira e a música da Banda Rerizense, seguindo-se uma homenagem aos combatentes da Guerra do Ultramar. Também será inaugurada a instalação multimédia “O Alvor da Democracia em Castro Daire”, promovida pela associação Binaural Nodar.

A sessão solene evocativa do 25 de Abril está marcada para as 10h30 no auditório do Centro Municipal da Cultura. À tarde, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire participa na Marcha da Liberdade, que começa às 17h30.

Cinfães
Em Cinfães, as comemorações começam com o Torneio da Liberdade no Estádio Municipal, às 10h30. Pelas 11h00, tem início a sessão solene nos Paços do Concelho. E, às 16h00, a Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães vai atuar no Auditório Municipal.

Lamego
O Dia da Liberdade será assinalado a partir das 09h00, com uma arruada da Banda Filarmónica de Magueija e da Associação de Bombos de Samodães pela cidade de Lamego. Às 09h30, arranca o Torneio de Futsal do Estabelecimento Prisional.

Depois do hastear da bandeira nacional nos Paços do Concelho (10h30), o salão nobre recebe a sessão solene comemorativa onde serão homenageados os antigos presidentes da Assembleia e Câmara Municipal.

Às 13h00, o Centro Multiusos recebe o almoço “Traz um amigo também” para celebrar o aniversário da Revolução dos Cravos. Pelas 15h00, vai haver um espetáculo musical com artistas do concelho. A Banda Filarmónica de Magueija, a Academia de Música de Lamego e o Rancho de Fafel sobem ao palco para fazer a festa. O evento também integra um tributo ao Festival da Canção com o artista Paulo Paradela.

À mesma hora, em Avões, arranca o 38.º Grande Prémio de Atletismo Lamego-Avões.

Mangualde
O Largo Dr. Couto, no centro da cidade, recebe às 09h00 de amanhã as primeiras celebrações com o içar da bandeira, a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários e a arruada feita pela fanfarra da corporação. Estará ainda patente a exposição de rua “Páginas de Abril” e realizar-se-á também o passeio “Caminhada da Liberdade”.

Às 15h30, a Biblioteca Municipal recebe a sessão solene comemorativa. Nessa cerimónia, serão homenageados o ex-ministro e empresário Jorge Coelho (a título póstumo) e ainda João Azevedo (ex-presidente da Câmara e atual deputado do PS no Parlamento e vereador de oposição em Viseu), Miguel Monteiro (atleta paralímpico) e Maria Teresa Cruz (figura do concelho que esteve na clandestinidade política antes do 25 de Abril).

Jorge Coelho, João Azevedo e Maria Teresa Cruz vão receber da autarquia a Medalha de Ouro da Cidade de Mangualde, atribuída a personalidades que tenham prestado serviços de “excecional relevância” ao concelho. Já Miguel Monteiro vai ficar com a Medalha de Mérito Municipal.

Moimenta da Beira
O cantor Fernando Tordo vai atuar em Moimenta da Beira no 25 de Abril. A atuação acontece às 16h30 desta quinta-feira no centro da vila e é um dos pontos mais altos das comemorações organizadas pela Câmara Municipal.

Fernando Tordo, que se tornou célebre ao cantar “Tourada”, uma música que passou a ser sinónimo do fim do Estado Novo, é um dos músicos mais consagrados das últimas décadas em Portugal. Com mais de 50 anos de carreira, o artista é autor de algumas das canções mais célebres da música portuguesa, muitas das quais marcaram o período da ditadura e da Revolução dos Cravos.

O programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril inclui ainda a habitual sessão solene, marcada para as 09h45, em que também serão homenageados todos os membros eleitos da Assembleia Municipal, da Câmara e das juntas de freguesia do concelho nos últimos 48 anos.

O programa destaca ainda as homenagens, a título póstumo, a duas personalidades históricas de Moimenta da Beira. Uma delas é o capitão de Abril, Diamantino Gertrudes da Silva, que vai ser alvo de tributo com a deposição de flores na estátua que lhe foi erguida na sua terra natal de Alvite, às 13h00.

Também vai ser homenageado o ex-presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Alexandre Gomes Cardia, sendo que será descerrado às 11h30 um busto em sua memória no largo do Terreiro das Freiras, no centro da vila.

Mortágua
As celebrações solenes terão lugar a partir das 10h00 na Praça do Município, no centro da vila, com a sessão evocativa e o hastear da bandeira. Segue-se a inauguração da exposição “De Norton de Matos a Humberto Delgado, as eleições presidenciais em Mortágua” no Centro de Animação Cultural. Às 15h00, será apresentado o espetáculo “A chegada de um soldado” na aldeia de Vila Nova. O Mercado Municipal acolhe até 6 de maio a exposição “Os slogans menos conhecidos de Abril”.

Nelas
O 25 de Abril em Nelas vai ser celebrado com várias iniciativas. No Dia da Liberdade, a bandeira será hasteada na Praça do Município às 10h00, com as formaturas dos Bombeiros Voluntários de Nelas e de Canas de Senhorim e a atuação do Rancho Folclórico de Vilar Seco.

O Edifício Multiusos recebe às 10h30 a sessão solene comemorativa que contará com a presença do ex-presidente do PSD, conselheiro de Estado e comentador televisivo Luís Marques Mendes.

Às 18h00, o Edifício Multiusos também acolhe o concerto do Grupo Coimbra Vocal, com entrada livre. Durante a tarde, vão decorrer as arruadas da Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar em Folhadal, da Sociedade Musical de Santo António de Carvalhal Redondo na Lapa do Lobo e da Associação Filarmónica de Vilar Seco em Canas de Senhorim, onde também vai ser inaugurada a Avenida dos Ex-Trabalhadores dos Fornos Elétricos.

Oliveira de Frades
O Museu Municipal de Oliveira de Frades acolhe às 09h30 de amanhã a sessão solene comemorativa do 25 de Abril. O espaço recebe ainda, por estes dias, a exposição “Sussurros entre flores”.

A mostra – patente até 15 de maio – celebra o 50.º aniversário da Revolução dos Cravos e dá voz às crianças institucionalizadas autoras da exposição. Este projeto assenta na conceção de uma exposição artística e interativa centrada na produção de obras e na interpretação de textos e imagens por parte de um grupo de crianças acolhidas na Casa da Infância Doutor Elysio de Moura, em Coimbra.

Penalva do Castelo
Após o hastear da bandeira no edifício da Câmara, às 09h30, vai realizar-se na vila a arruada da Banda Musical e Recreativa com as associações do concelho. Às 11h00, vai haver um simulacro de acidente no quartel dos Bombeiros Voluntários. E, às 15h00, a Banda Musical e Recreativa apresenta o concerto “50 anos de Abril” com a participação de João Marcelo de Carvalho no pavilhão dos Bombeiros.

O antigo edifício dos Paços do Concelho vai receber às 16h00 a sessão solene comemorativa.

Penedono
As cerimónias em Penedono têm lugar a partir das 14h30 com a sessão solene da Assembleia Municipal nos Paços do Concelho. Às 16h00, a banda Almasupra apresenta o concerto “Recordar Abril 50 anos” no Cine-Fórum do concelho mais pequeno da região de Viseu.

Resende
A Câmara vai inaugurar às 11h00 o Memorial dos Antigos Combatentes da Guerra Colonial, a principal novidade das comemorações do 25 de Abril no concelho. As cerimónias irão decorrer em frente aos Paços do Concelho, a partir das 09h30, com os desfiles dos Bombeiros Voluntários e da Banda de Música “A Velha” de São Cipriano.

Às 09h45, a bandeira será hasteada. E, às 10h00, decorre o concerto da Banda “A Velha” no Jardim 25 de Abril. A sessão solene vai realizar-se a partir das 11h30 no Auditório Municipal, onde também será apresentado um excerto da peça “A Madrugada”. Às 16h00, o Museu Municipal vai apresentar o documentário “Recordar Abril”.

Santa Comba Dão
Os 50 anos do 25 de Abril vão ser festejados com uma “jornada de celebração” proposta pela Câmara. O Dia da Liberdade vai ser inteiramente preenchido com iniciativas comemorativas e alinhadas num programa que tem início às 10h00, com o hastear da bandeira e a arruada da fanfarra dos Bombeiros Voluntários.

O Teatro Amador do Rojão Grande leva ao Largo do Município a recriação histórica 'Cravos da Liberdade', recuperando alguns dos momentos que fizeram a madrugada de 25 de abril de 1974 numa encenação da revolução que pôs termo ao regime do Estado Novo. A peça envolve cerca de 60 jovens do concelho.

A sessão solene evocativa está agendada para as 15h30, no Largo do Município. Às 17h00, a Casa da Cultura recebe o concerto “ReCORDAS Abril” com a Orquestra de Jovens do Dão, dirigida pelo maestro Ricardo Monteiro e constituída por músicos e cantores da Associação e Conservatório de Música e Artes do Dão.

Além disso, está patente na Biblioteca Municipal a exposição “Paredes da Liberdade” até 29 de abril. A mostra fotográfica mostra imagens tiradas por António Paixão Esteves e que apresentam murais pintados alusivos à Revolução no pós-25 de Abril de 1974.

São João da Pesqueira
Depois da homenagem aos antigos combatentes, vai decorre às 10h00 a cerimónia do hastear da bandeira em frente aos Paços do Concelho com as guardas de honra dos Bombeiros de São João da Pesqueira e de Ervedosa do Douro, as atuações das Bandas Filarmónicas de Nagoselo do Douro e Riodades e as intervenções dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal.

Depois da missa em memória dos antigos combatentes na Igreja Matriz de São João e do almoço de confraternização ao meio-dia, o Cineteatro recebe às 14h00 o concerto “Cantar Abril” do Grupo Musical Semblante, seguindo-se uma cerimónia de homenagens pelas 14h30.

São Pedro do Sul
O programa começa às 10h00, com o Grande Prémio de Atletismo Joaquim Ramalho no Parque Urbano das Nogueiras. Às 14h00, vai haver uma parada solene com o hastear das bandeiras na Praça do Município, seguindo-se a sessão da Assembleia Municipal no Cineteatro Jaime Gralheiro. Pelas 21h30, o espaço cultural recebe o musical “Até Amanhã Liberdade”.

Sátão
As comemorações no concelho ficarão marcadas pela sessão solene no salão nobre dos Paços do Concelho às 10h00, com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, seguida da homenagem aos antigos combatentes do Ultramar na rotunda dedicada a eles, no centro da vila, às 11h15.

Também será inaugurado o monumento dos 50 anos do 25 de Abril ao meio-dia no jardim da Praça Paulo VI, numa sessão com vários momentos musicais. No Cineteatro local, pelas 15h30, sobe ao palco a peça “25 de Abril, Sempre!” da companhia de teatro ABC.

Sernancelhe
A fadista Carminho marca presença nas comemorações do 25 de Abril em Sernancelhe. As celebrações começam às 09h00 com a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários no edifício dos Paços do Concelho. Segue-se o hastear da bandeira, que conta com a participação da Banda Marcial de Cambres.

No salão nobre da Câmara, haverá pelas 09h30 a sessão solene evocativa do 25 de Abril. Também irá ser inaugurada a escultura em memória dos 50 anos do 25 de Abril às 09h45. Ainda pela parte da manhã, haverá uma marcha da liberdade com a intervenção dos alunos do Agrupamento de Escolas de Sernancelhe e da ESPROSER.

No Exposalão, inicia-se às 11h00 a gala "Voz da Liberdade", com a banda musical 81 de Ferreirim e o Coro dos Encarregados de Educação do Conservatório Regional de Ferreirim. A fadista Carminho termina o concerto e, pelas 13h00, haverá almoço de convívio.

Tabuaço
As comemorações começam às 09h30, no Jardim Macedo Pinto, com a interpretação do hino nacional pelos alunos do Agrupamento de Escolas e da Universidade Sénior na cerimónia do hastear da bandeira. Às 09h45, começam os discursos oficiais, seguidos de uma homenagem aos ex-combatentes do Ultramar.

Pelas 14h00, será aberta a exposição “25 de Abril” nos Paços do Concelho, que também recebe às 21h25 o concerto “Tabuaço a Cantar Abril”.

Tarouca
O 25 de Abril vai ser celebrado nos Paços do Concelho, onde decorrerá a partir das 09h00 a cerimónia solene comemorativa.

Tondela
A Câmara de Tondela assinala os 50 anos do 25 de Abril com uma sessão solene da Assembleia Municipal. A iniciativa decorrerá a partir das 15h00 no salão nobre dos Paços do Concelho.

A sessão terá a participação dos três partidos com assento na Assembleia Municipal: PSD, PS e Chega. Será ainda apresentado um vídeo comemorativo com 50 testemunhos de autarcas e elementos da sociedade civil sobre o significado da Revolução dos Cravos, seguido da intervenção da presidente da Câmara, Carla Antunes Borges.

As comemorações terminam pelas 16h30, com a atuação do Coro Polifónico da Casa do Povo de Tondela. Nas celebrações, também estará patente uma exposição comemorativa dos 50 anos do Dia da Liberdade, cedida pela Associação 25 de Abril e aberta a toda a comunidade.

Vila Nova de Paiva
Os Bombeiros Voluntários iniciam às 10h00 as comemorações do Dia da Liberdade com o hastear da bandeira. Os Paços do Concelho recebem pouco depois a sessão solene e a Assembleia Municipal de Jovens. Ao meio-dia, vai ser visitada no Auditório Municipal a exposição de ilustração “Os direitos humanos na escola”, da Associação de Promoção Cultural da Criança.

Vouzela
O Cineteatro João Ribeiro recebe a sessão solene municipal dos 50 anos do 25 de Abril. A iniciativa tem início às 10h00 e é aberta à população.

A sessão irá contar com intervenções políticas e intervenções de jovens representantes das escolas do concelho. A sessão conta ainda com atuações do Coro da Universidade Sénior, com o tema "Grândola, Vila Morena", e de elementos das quatro bandas filarmónicas do concelho que irão encerrar o evento com o hino nacional.

Ao meio-dia, será inaugurada a exposição multimédia e documental “O alvor da democracia em Vouzela” na Sala Binaural do espaço Lafões.Cult.Lab.