Geral

16 de 04 de 2024, 10:25

Diário

Confraria Grão Vasco em Viseu completou 22 anos e juntou-se ao Luxemburgo

Mais de 40 pessoas participaram nas comemorações que decorreram no passado sábado. Confraria gastronómica assinou acordo com instituição do Luxemburgo e aprovou contas de 2023

confraria grão vasco aniversário

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, em Viseu, assinalou no passado sábado (13 de abril) os 22 anos de atividade com uma comemoração que incluiu uma degustação de gastronomia regional e uma palestra dada pelo inspetor Lopes Pires.

Mais de 40 pessoas, incluindo novos confrades da Confraria Grão Vasco, estiveram no encontro onde também decorreu a assembleia geral da instituição e foi assinado um protocolo de colaboração com a Confraria Gastronómica de Sabores Portugueses no Luxemburgo.

O almoxarife da Confraria Grão Vasco, José Ernesto Silva, salientou a importância da proximidade com os portugueses e lusodescendentes que vivem no Luxemburgo. Já a presidente da Confraria de Sabores Portugueses, Isabel Ferreira, falou da necessidade de promover e divulgar a cultura e a gastronomia portuguesa naquele país, nomeadamente junto dos lusodescendentes, bem como a gastronomia local.

Presente na iniciativa, o vice-presidente da Câmara de Viseu, João Paulo Gouveia, realçou a aproximação que a Confraria Grão Vasco tem feito junto das comunidades portuguesas, em especial da beirã, no estrangeiro, e salientou que a mesma é hoje “uma instituição que muito prestigia a cidade de Viseu, mas também Portugal”.

Já o inspetor Lopes Pires, fundador da Associação de Passos de Silgueiros e uma figura também ligada ao folclore, deu uma palestra onde falou do passado gastronómico e dos costumes da região. O Capítulo organizado pela Confraria Grão Vasco também contou com um repasto gastronómico e com uma atuação da Tuna Sabores da Música.

A instituição também realizou a assembleia geral onde foi aprovado por unanimidade o relatório e contas de 2023 e o plano de atividades para 2024, que prevê diversas atividades e a criação de confrarias irmãs em França (Paris), nos Estados Unidos (Flórida) e no Brasil (São Paulo).

O almoxarife José Ernesto Silva salientou que algumas destas confrarias estão agora a reiniciar as suas atividades após o interregno motivado pela Covid-19. Já o grão-mestre António Vidal destacou a saúde financeira da Confraria Grão Vasco, que encerrou as contas de 2023 com um saldo positivo.