Geral

24 de 04 de 2024, 11:30

Diário

Crianças de Rio de Loba, em Viseu, criam peça sobre o 25 de Abril com um metro e meia de altura

Recriação da colocação do cravo na espingarda por uma criança é um dos trabalhos feito pelas crianças do ATL do Centro Social Paroquial de Rio de Loba. Exposição pode ser vista até 28 de abril, no Forum Viseu

TRABALHO CRIANÇAS RIO DE LOBA

A pergunta “E tu? Como vês o 25 de abril?” foi o mote para que as crianças do ATL do Centro Social Paroquial de Rio de Lobo dessem asas à imaginação. Ao todo, são 25 trabalhos realizados por artistas de palmo e meio, com idades entre os 6 e os 12 anos.

O desafio lançado aos mais novos resultou numa exposição que pode ser vista até 28 de abril, no Forum Viseu.

Entre os vários desenhos e ilustrações destaca-se um trabalho com 1,80m de comprimento e 1,50m de altura. Trata-se de uma interpretação da colocação do cravo na espingarda por uma criança, dando a ideia de tridimensionalidade.

“As crianças são os grandes artistas da exposição, estão de parabéns pelo empenho e pela criatividade”, destaca a animadora da instituição, Ana Sousa.

Já a técnica superior de educação social do Centro Social Paroquial de Rio de Loba, Vanda Rodrigues, frisou

“A exposição é o culminar de uma atividade de intervenção e sensibilização junto das crianças muito importante. Podermos falar dos 50 anos do 25 de abril, da sua importância histórica, da democracia e da liberdade com os mais novos e elas conseguirem transpor de forma critica isso para papel é a melhor recompensa que podemos ter enquanto técnicas”, disse.

Alguns dos trabalhos em exposição podem também ser vistos na edição impressa do Jornal do Centro que está esta quarta-feira (24 de abril) nas bancas. Num jornal totalmente dedicado aos 50 anos do 25 de Abril, as obras destes pequenos grandes artistas ilustram vários artigos.