Geral

22 de 03 de 2024, 12:02

Diário

Crianças do Centro Social de Rio de Loba, em Viseu, oferecem plantas em ‘missão ambiental’

Iniciativa, que juntou 30 crianças, teve como objetivo assinalar o Dia Internacional da Árvore e da Floresta, que se assinalou esta quinta-feira (21 de março)

CRIANÇAS RIO DE LOBA DIA DA ARVORE

As crianças do ATL do Centro Social Paroquial de Rio de Loba, em Viseu, distribuíram planas pela freguesia como forma de sensibilizar a população para a urgência de tratar do meio ambiente. A iniciativa teve como objetivo assinalar o Dia Internacional da Árvore e da Floresta, que se assinalou esta quinta-feira (21 de março).

Numa verdadeira “missão ambiental”, o grupo de 30 crianças ofereceu as plantas a quem por se cruzava com elas e em estabelecimentos comerciais da freguesia, espalhando uma mensagem de valorização do ambiente e alguns sorrisos. Como forma de agradecimento, foram recebendo alguns “mimos doces” dos habitantes da freguesia.

Para Ana Sousa, animadora socialcultural da instituição, este tipo de atividades “são muito apreciados pelos mais novos uma vez que gostam de estar em contacto com as pessoas, metendo as mãos na massa”.

Já Vanda Rodrigues, educadora social, destacou a importância desta iniciativa que promovem uma “participação ativa na vida da comunidade”.

“Estas atividades são muito importantes para a formação cívica das crianças. É preciso incentivar e desenvolver ações como esta, que promovam a participação ativa na vida da comunidade e que lhes deem competências para serem cidadãos mais responsáveis. O facto de podermos trabalhar a sensibilização e a consciencialização ambiental de forma lúdica e pedagógica é uma mais-valia, pois desperta a vontade deles em preservar e melhorar o ambiente para um futuro que assim será melhor para todos”, frisou.