Geral

24 de 04 de 2024, 16:30

Diário

Crianças escuteiras passaram fim de semana com burros mirandeses em Viseu

Cerca de 600 lobitos participaram no encontro Jangalvis em Mundão, no concelho de Viseu, e foram alertados para a extinção de espécies e o cuidado com a natureza

encontro escuteiros mundão viseu

Fotógrafo: Diocese de Viseu

Cerca de 600 crianças escuteiras andaram à procura de burros no passado fim de semana em Mundão, no concelho de Viseu, onde participaram no encontro Jangalvis.

A atividade, preparada pela Primeira Secção da Junta Regional de Viseu, foi dedicada aos escuteiros mais novos, os lobitos, com idades entre os 6 e os 10 anos. As crianças fizeram vários jogos, que colocaram à prova os seus dotes físicos, de memória e de raciocínio e também o trabalho em equipa.

“O tema do Jangalvis foi ‘Valoriza-te o Burro’ e está relacionado com uma história criada para ser tema da atividade, que falava de uma burra mirandesa chamada Estrela que estava triste por pensar que era a única da sua espécie, já que nos seus passeios e idas às feiras não encontrava outros como ela. A missão dos lobitos era encontrar mais burros mirandeses e assim alegrar a Estrela”, contam os organizadores.

De acordo com os responsáveis, este tema “pretendia dar a conhecer aos participantes a espécie dos burros mirandeses e alertar para o risco de extinção que esta espécie corre”, acrescentando que, além de “consciencializar para a preservação da espécie e do ecossistema, também estava implícita a valorização pessoal de cada um dos participantes e das amizades que são fundamentais para todos”.

Nesta atividade estiveram presentes quatro representantes da Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino para ajudar os lobitos a conhecer melhor o burro mirandês. Para isso trouxeram da aldeia de Atenor, em Miranda do Douro, dois exemplares da raça: os burros Nani e Lourenço.

Segundo os promotores, “o tema da extinção de espécies e do cuidado com a natureza é o terminar de um ciclo de três anos, em que foram abordados: o Lobo Ibérico em 2022, o Lince Ibérico em 2023, e agora o Burro Mirandês”.

Além desta atividade, os escuteiros participaram na missa que teve lugar no adro da Igreja de Mundão. O programa incluiu ainda o tradicional fogo de conselho escutista, jogos noturnos e exercício físico com zumba, karaté e crossfit.