Geral

19 de 01 de 2022, 15:33

Diário

Fábrica de camisas de Mangualde tem empresa interessada

Grupo Valérius quer retomar a produção na Fábrica de Camisas Sagres, contratando todos os 67 funcionários que perderam o emprego a 31 de dezembro

camisas sagres mangualde

A Fábrica de Camisas Sagres, que fechou as portas no passado dia 31 de dezembro em Mangualde, já tem uma empresa interessada.

O Jornal do Centro sabe que o grupo Valérius quer reabrir a têxtil que, de resto, até já trabalhava para a companhia que também quer comprar a Dielmar, em Castelo Branco.

O objetivo da Valérius, com sede em Barcelos, passa por retomar a produção em breve nas instalações agora fechadas ou noutras, contratando todos os 67 funcionários que perderam o emprego a 31 de dezembro e outros com formação na área têxtil que se encontrem inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A Fábrica de Camisas Sagres abriu portas há mais de 50 anos e vendia principalmente para o mercado externo, tendo acumulado experiência na produção de camisas e blusas. A empresa chegou a produzir uma média de 1.000 peças por dia.

Segundo afirmou uma fonte da unidade de Mangualde ao Jornal do Centro, o encerramento já era anunciado “há uns anos porque a atividade não era rentável”. A justificação foi comunicada aos trabalhadores. A empresa comprometeu-se ainda a assumir as suas responsabilidades para com os operários dispensados.

Em novembro do ano passado, a Valérius ofereceu 250 mil euros para ficar com a marca Dielmar e assumir uma parte do ativo da empresa têxtil que pediu a insolvência em agosto. A Valérius mostrou-se ainda interessada em contratar 200 trabalhadores.

No processo da Dielmar, também esteve envolvido um empresário de Viseu que terá oferecido 10 milhões de euros, mas que acabou por não apresentar proposta.