Geral

08 de 01 de 2024, 14:27

Diário

Autarquia de Armamar promove igualdade de género no concelho

Câmara de Armamar criou a Equipa para a Igualdade na Vida Local, que deverá organizar ações dedicadas à temática no concelho

Mulheres poder

A Câmara de Armamar já tem uma equipa que trabalha na questão da igualdade de género. Doze membros compõem agora a Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL), que surge depois de a autarquia ter assinado um protocolo de colaboração com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

A nova equipa deverá propor, conceber, coordenar, implementar, acompanhar e avaliar as medidas e ações organizadas no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação, que está a ser elaborado pela autarquia.

A criação da EIVL “junta-se à linha de ações que vem sendo implementada pela autarquia em prol da igualdade e da apropriação local dos objetivos” da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, explica o município.

A ENIND, que tem como prazo o ano de 2030, visa garantir a igualdade entre mulheres e homens, a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, assim como o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais.

“O diagnóstico base para o desenvolvimento dos planos municipais para a igualdade está a ser desenvolvido, estando previsto o posterior acompanhamento e implementação das políticas locais no teor da cidadania e igualdade de género”, conclui a Câmara de Armamar em comunicado.