Geral

08 de 05 de 2024, 09:06

Diário

Falta de médicos no hospital de Viseu mantém urgência pediátrica encerrada ao fim de semana

Serviço vai manter-se encerrado de sexta a domingo devido à falta de médicos. Hospital de Viseu alerta população para que contacte o SNS 24 ou o INEM antes de se deslocar à urgência

urgências hospital de viseu genérico nas 22

Fotógrafo: Igor Ferreira

A urgência pediátrica da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) vai continuar encerrado de sexta a domingo. A falta de médicos continua a criar constrangimentos no serviço, obrigando a unidade de saúde a manter “ativo o Plano de Contingência da Urgência Pediátrica durante o mês de maio”.

O plano, que entrou em vigor a 1 de março, contempla o encerramento da urgência pediátrica externa nos períodos noturnos de sexta-feira, sábado e domingo, entre as 20h00 e as 9h00. Nesse período, refere a ULSVDL, “mantém-se uma equipa de pediatria que garante a Urgência Pediátrica Interna para crianças internadas e crianças em vigilância ou tratamento no Serviço de Urgência, admitidas antes das 20h00” e “assegura-se o normal funcionamento do Bloco de Partos e Neonatologia nos sete dias da semana”.

O hospital de Viseu assegura ainda que, mesmo durante os períodos de constrangimento, está garantida a resposta “a emergências médicas pediátricas com risco imediato de vida na Sala de Emergência da Urgência Pediátrica”.

Em comunicado, a ULSVDL explica que o serviço continua “com as mesmas dificuldades de recursos humanos”, uma vez que “não foi iniciado o processo de colocação de recém-especialistas a nível nacional”.

“Assim sendo, e para poder garantir o apoio ao Bloco de Partos e aos internamentos de Pediatria e Neonatologia, evitando o encerramento dos serviços, mantém-se ativo o Plano de Contingência da Urgência Pediátrica durante o mês de maio”, refere em comunicado.

O hospital de Viseu apela à população que contacte “o SNS 24 ou o INEM antes de se dirigir à Urgência Pediátrica”, bem como “cumprir as orientações de referenciação que forem indicadas, particularmente nos períodos de constrangimento, nos períodos noturnos dos fins de semana”.