Geral

13 de 09 de 2023, 19:00

Diário

Famílias de Armamar recebem contentores de lixo orgânico

Projeto de compostagem doméstica da Câmara de Armamar foi alargado a todas as freguesias. Autarquia irá entregar kits a famílias do concelho

compostagem armamar foto câmara

Fotógrafo: Câmara de Armamar

O projeto de compostagem doméstica da Câmara de Armamar foi alargado a todas as freguesias do concelho. A iniciativa, que arrancou este ano nas freguesias de Armamar e Fontelo, vai entregar kits com compostores e baldes para reciclar lixo orgânico aos habitantes do município.

A edilidade anunciou que irá sortear 58 kits de compostagem e distribuir 15 compostores de maior dimensão por cada freguesia. “Depois de terem sido entregues os baldes e compostores na freguesia de Armamar, a autarquia criou condições para alargar o projeto sustentável às restantes freguesias”, é sublinhado numa nota divulgada esta quarta-feira (13 de setembro).

As inscrições decorrem até 31 de outubro e devem ser feitas nos serviços municipais, sendo preciso apresentar a fatura de água mais recente para comprovar a residência na freguesia.

A Câmara refere que esta iniciativa segue na linha de várias políticas focadas na defesa do meio ambiente e na promoção de hábitos e estilos de vida sustentáveis.

Descrita como um processo amigo do ambiente, a compostagem é um processo natural de decomposição de matéria orgânica (folhas verdes, restos e cascas de frutas, hortaliças, caruma, restos de frutos secos e cascas de batata, entre outros) por ação de microrganismos na presença de oxigénio.

Trata-se de uma técnica simples e eficaz de valorização de resíduos biodegradáveis (biorresíduos) cujo resultado é um material rico em nutrientes (composto) que pode ser utilizado como fertilizante orgânico.